• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 7, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Jorge Martín, o ano da consagração

by Redação
Dezembro 5, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Jorge Martín, o ano da consagração

Jorge Martin SPA Prima Pramac Racing Ducati MotoGP GP Solidarity 2024 (Circuit Barcelona) 15-17.11.2024 photo: Lukasz Swiderek? www.photoPSP.com? @photopsp_lukasz_swiderek?

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Nas próximas semanas, o Motorcycle Sports vai passar em revista a temporada de 2024 do MotoGP – e cada um dos 22 pilotos que compuseram o pelotão permanente. Começando, naturalmente, com o campeão Jorge Martín.

Em 2023, o espanhol lutou pelo título até à última corrida, acabando por ceder perante Francesco Bagnaia (Ducati). Foi uma primeira experiência de Martín enquanto candidato ao título, aproveitando também para aprender com erros e aperfeiçoar os seus pontos fortes.

RelatedPosts

Verge TS Pro: A hyper-naked finlandesa, bem ousada e que reinventa convenções

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

O processo não foi fácil. O piloto da Prima Pramac duvidou de si mesmo, admitindo que no início do ano teve momentos complicados ao nível da saúde mental: ‘Estava mesmo assustado, como, «Eu nunca serei campeão no MotoGP»’, disse já depois do fim da época. E também existiram os naturais receios sobre a posição da Ducati e da possibilidade de o «sabotar»: afinal, a sua saída para a Aprilia em 2025 foi conhecida a meio do ano, e também ficou claro desde cedo que a Pramac se mudaria para a Yamaha.

Pelo meio, Martín teve de lidar com o peso de voltar a não ser escolhido para a equipa oficial do construtor de Borgo Panigale, apesar dos resultados mais do que suficientes para merecer concretizar o sonho. E o ceticismo era grande, havendo muitos que consideravam que não seria possível um piloto de equipa satélite ser campeão.

Consistência impressionante

Numa época renhida como foi a de 2024, qualquer erro poderia pagar-se caro e a consistência poderia ser vital. O que se confirmou: a regularidade de Martín foi impressionante, ao não pontuar em apenas duas corridas principais. E, nas restantes, só por uma vez falhou o top quatro, quando foi 15.º no GP de San Marino.

Os erros não deixaram de existir, mas custaram menos pontos a Martín do que a Bagnaia. O espanhol ganhou apenas três corridas principais, juntando sete vitórias em corridas Sprint. Foram tantas vitórias em Sprint como as do italiano, mas o #89 foi consideravelmente mais consistente aos sábados não pontuando só em duas ocasiões.

Nas corridas principais, Martín somou 337 pontos, juntando 171 nas corridas Sprint para ter 508 no final. Mais dez do que Bagnaia, que fez 370 pontos nas corridas principais e 128 nas corridas Sprint.

O ponto forte

Martín fez da sua consistência uma arma vital em 2024, tal como o seu desempenho avassalador nas corridas Sprint – confirmando, uma vez mais, que é um especialista aos sábados.

O ponto fraco

Ser campeão com apenas três vitórias em Grandes Prémios é pouco habitual – sobretudo quando o rival vence por 11 vezes. Martín terá de ser mais forte aos domingos no futuro, sabendo também gerir os riscos.

O melhor momento

A vitória na corrida principal do GP da Indonésia foi essencial para o desfecho favorável a Martín. O piloto tinha falhado os pontos na corrida Sprint, e podia muito bem ter saído de Mandalika numa posição frágil no campeonato. Mas soube reagir para obter uma vitória que o embalou na luta pelo título.

O pior momento

O 15.º lugar no GP de San Marino foi fruto de um erro não forçado por parte de Martín. O espanhol perdeu pontos vitais quando tinha possibilidades de terminar no pódio, uma vez que foi induzido em erro pela meteorologia e parou nas boxes para trocar de moto. Sem que a chuva se intensificasse, teve de trocar de novo de moto, e pode dar-se por contente por ter minimizado as perdas a apenas um ponto. Ficou a lição: seguir o que os pilotos da casa fazem…

Related

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

A KTM prepara o futuro: primeiro olhar sobre a inovadora moto de 850 cc para o MotoGP 2027! A KTM tornou-se oficialmente o primeiro fabricante a revelar a...

Read moreDetails

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

Dan Rossomondo abandona um cargo chave do MotoGP num momento em que este está a "trocar de mãos".justamente quando o campeonato ganha impulso! Dan Rossomondo, o cérebro comercial...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.