Álvaro Carpe conquistou esta manhã no Estoril o título do FIM JuniorGP. O piloto abandonou a primeira corrida desta ronda, ganha por Guido Pini, mas o resultado foi suficiente para se sagrar desde já campeão.
A partida até foi boa para Carpe (STV Laglisse Racing/Husqvarna), que capitalizou a pole position para ficar na liderança sendo ultrapassado por Brian Uriarte (Seventy Two Artbox Racing Team/KTM) no início da segunda volta.
Nesta fase, o grupo da frente era compacto, sem que ninguém se destacasse. Máximo Quiles (Team Estrella Galicia 0,0/Honda) até que na terceira volta caiu e abandonou. Era menos um adversário para Carpe na luta pelo título. Pini (Seventy Two Artbox Racing Team/KTM) era outros dos pilotos nas posições de pódio, assim como Marcos Uriarte (CFMOTO Aspar Junior Team).
A 12 voltas do fim, Carpe era o virtual campeão, com 42 pontos de avanço para Pini e Adrián Cruces (Finetwork Team/KTM) se a corrida terminasse nesse momento. Mas ainda faltava muito. O espanhol nunca deixou o grupo da frente, que incluiu vários pilotos durante muitas voltas, com trocas constantes de líder.
Menos um adversário para Carpe a nove voltas do fim, quando Cruces bateu na roda traseira de Pini e caiu, voltas depois de ter chegado a liderar. Na segunda metade da corrida, alguns pilotos conseguiram destacar-se na dianteira, mas mesmo assim os nove primeiros cabiam em cerca de um segundo.
Acidente a seis voltas do fim. Carpe e Casey O’Gorman (Team Estrella Galicia 0,0/Honda) envolveram-se num acidente que tirou ambos da corrida. Jesús Rios (MRE Talent/KTM) estava em segundo a quatro voltas do término, e com esses resultados levaria a luta pelo título até à última corrida.
No entanto, nada estava decidido e vários pilotos continuavam a poder sonhar com a vitória. Só na última v olta é que tudo ficou decidido, por margens muito curtas: os quatro primeiros cortaram a meta colados.
Pini chegou à liderança e conseguiu suster os rivais, para vencer com 0,048s de avanço para Cormac Buchanan (AGR Team/KTM). Marcos Uriarte completou o pódio a 0,066s, seguindo-se Brian Uriarte a 0,093s. Jakob Rosenthaler (Liqui Moly Husqvarna Intact GP Junior Team) fechou o top cinco, e Rios foi apenas sétimo.
Deste modo, mesmo tendo abandonado, Carpe sagrou-se campeão do FIM JuniorGP: está 26 pontos na frente de Pini, quando a última corrida esta tarde só atribuirá 25 pontos ao vencedor.