• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Uncategorized

Motociclos poderão vir a ter, finalmente, classe própria para pagamento de portagens

by Daniel Rhodes
Novembro 17, 2024
in Uncategorized
0
Motociclos poderão vir a ter, finalmente, classe própria para pagamento de portagens

Source: ezata

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

As portagens em Portugal são atualmente calculadas com base numa classificação que divide os veículos em quatro classes distintas. Esta divisão considera critérios como a altura vertical ao primeiro eixo e o peso total do veículo. Contudo, a aplicação desta classificação tem gerado controvérsia, sobretudo no que diz respeito aos motociclistas, que se veem equiparados aos automóveis ligeiros na tarifação, apesar de causarem um impacto significativamente menor nas vias.

Os motociclos, que integram a Classe 1 juntamente com os automóveis ligeiros, estão sujeitos à mesma tarifa, ainda que o desgaste que provocam nas estradas e os custos associados à sua circulação sejam notoriamente inferiores. Esta situação tem sido encarada como uma desigualdade que carece de correção.

RelatedPosts

Revista digital de abril disponível

Revista digital de março já disponível

«Pacotão das Motos» foi ontem integralmente aprovado na Assembleia da República

Em 2018, a Assembleia da República aprovou uma recomendação para a criação de uma classe de portagens específica para motociclos. Este novo escalão, proposto na Resolução n.º 21/2018, determinava que os motociclos pagassem uma tarifa correspondente a 50% do valor aplicado aos veículos da Classe 1. Porém, anos depois, esta medida ainda não foi implementada, o que motiva a indignação dos utilizadores de motociclos e de vários setores da sociedade.

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) voltou a trazer o tema para discussão. Para os deputados deste partido, a implementação da nova classe exclusiva para motociclos é uma questão de justiça e proporcionalidade. Argumentam que esta medida não só reflete o impacto reduzido dos motociclos nas infraestruturas rodoviárias, como também contribui para uma maior sustentabilidade e equidade no sistema de portagens.

Os defensores desta proposta sublinham que a criação da nova classe deve ser negociada com as concessionárias que operam as infraestruturas rodoviárias existentes, de forma a respeitar os contratos em vigor. No entanto, para futuras concessões, propõe-se a introdução imediata desta diferenciação tarifária, incorporando desde o início a categoria própria para motociclos.

Além disso, é sugerido que o cálculo da taxa de portagem para esta nova classe seja baseado em estudos que avaliem os custos reais da manutenção das vias associada à circulação de motociclos. Desta forma, garantir-se-ia uma tarifação mais justa, ajustada ao impacto efetivo destes veículos.

Os motociclistas têm vindo a expressar insatisfação com a ausência de medidas concretas, apesar do reconhecimento político da sua reivindicação. Este atraso na implementação da nova classe é visto como um exemplo da inércia burocrática que frequentemente impede mudanças práticas, mesmo quando amplamente reconhecidas como necessárias e legítimas.

A concretização desta proposta poderia representar um passo significativo na modernização do sistema de portagens, tornando-o mais justo e ajustado à realidade dos diferentes tipos de veículos que utilizam as estradas portuguesas. Para muitos, a criação de uma classe própria para motociclos não é apenas uma questão de poupança, mas sobretudo de justiça.

Tags: Motociclismo

Related

Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

Diogo Vieira renovou o título de Campeão Nacional de Hard Enduro, após aceso duelo com Diego Rodrigues ao longo de toda a temporada e que durou até ao...

Read moreDetails

Daniele de Rossi Hails Gasperini as Imminent Roma Savior

Junho 2, 2025
0
Daniele de Rossi Hails Gasperini as Imminent Roma Savior

Roma Legend De Rossi Backs Gasperini Amidst Imminent Appointment In a shocking turn of events for the football world, Roma legend Daniele de Rossi has expressed his full...

Read moreDetails

Yamaha Tricity 300: a scooter urbana que promete revolucionar a mobilidade

by Daniel Rhodes
Abril 17, 2025
0
Yamaha Tricity 300: a scooter urbana que promete revolucionar a mobilidade

A nova Yamaha Tricity 300 chegou com a ambição de transformar a forma como nos deslocamos na cidade. Esta scooter de três rodas destaca-se pela sua estabilidade e...

Read moreDetails

Ducati Scrambler Icon Dark 2025 em exclusivo no Japão

by Daniel Rhodes
Abril 14, 2025
0

A Ducati Japão confirmou o lançamento exclusivo da Scrambler Icon Dark 2025, modelo que assinala o 10.º aniversário da popular gama Scrambler. Com um visual renovado em preto...

Read moreDetails

Yamaha TMAX XX, uma maxiscooter transformada com inspiração na NASCAR

by Bernhard Cousin
Fevereiro 23, 2025
0
Yamaha TMAX XX, uma maxiscooter transformada com inspiração na NASCAR

Há ideias radicais no mundo da personalização de motociclos, e bem se pode considerar esta Yamaha TMAX Tech MAX como tal. O projeto foi desenvolvido em Nice. A...

Read moreDetails

Italjet Dragster 300: A scooter mais futurista da marca italiana

by Daniel Rhodes
Fevereiro 19, 2025
0
Italjet Dragster 300: A scooter mais futurista da marca italiana

A Italjet reafirma a sua reputação de exclusividade com o lançamento da Dragster 300, uma scooter desportiva radical que pretende redefinir o segmento. Combinando um design arrojado e...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.