Falta uma ronda para o fim da época de MotoGP, e o título ainda está em disputa. Jorge Martín lidera o campeonato com mais 24 pontos do que Francesco Bagnaia, pelo que está mais perto de ser campeão.
Mas como tem sido a trajetória de cada um dos candidatos ao título até agora? É isso que vamos analisar neste artigo, no qual conseguirá perceber melhor como Bagnaia tem dez vitórias em 19 possíveis e está tão longe da liderança.
- Pontos em GP: Francesco Bagnaia 345 vs. Jorge Martín 321
Sem grande surpresa considerando as suas dez vitórias, Bagnaia tem mais pontos em corridas principais, mas não porr muito: 345, mais 24 do que Martín.
- Pontos em Sprint: Jorge Martín 164 vs. Francesco Bagnaia 116
A diferença pende para o lado de Martín nas corridas Sprint: o espanhol somou 164 pontos aos sábados, mais 48 do que Bagnaia, e isso está a ser determinante nesta fase.
- Pontos em absoluto: Jorge Martín 485 vs. Francesco Bagnaia 461
A uma ronda do fim, Martín lidera com 485 pontos: mais 24 do que Bagnaia. Os dois pilotos pontuaram em todas as rondas até ao momento (mesmo quando abandonaram as corridas principais). Todos os outros pilotos no top cinco do campeonato fizeram o mesmo, mas com resultados menos fortes como é natural.
- Vitórias em GP: Francesco Bagnaia 10 vs. Jorge Martín 3
Francesco Bagnaia alcançou no GP da Malásia a sua décima vitória da época em corridas principais, na 19.ª do ano. Ou seja, ganhou mais de metade dos GP até agora. Martín, por seu turno, só ganhou três vezes ao domingo.
- Vitórias em Sprint: Jorge Martín 7 vs. Francesco Bagnaia 6
Surpreendentemente, Martín e Bagnaia estão quase empatados em vitórias nas corridas Sprint: sete para Martín, seis para Bagnaia, que tem vindo a ter resultados menos consistentes aos sábados.
- Pódios em GP: Jorge Martín 15 vs. Francesco Bagnaia 15
Empate nesta estatística entre os dois candidatos ao título. Cada um subiu ao pódio em 15 das 19 corridas principais já realizadas, o que demonstra uma superioridade clara face ao restante pelotão.
- Pódios em Sprint: Jorge Martín 15 vs. Francesco Bagnaia 9
Aqui reside uma das grandes diferenças entre Martín e Bagnaia. Martín é muito regular nas corridas Sprint, onde só não terminou nos três primeiros por quatro vezes (e só não pontuou em duas ocasiões). Bagnaia, por seu turno, só tem nove pódios em Sprint, momento no qual não pontuou cinco vezes.
- Abandonos em GP: Jorge Martín 2 vs. Francesco Bagnaia 3
Por duas vezes que Martín foi forçado a abandonar uma corrida principal (Espanha e Alemanha), enquanto Bagnaia não chegou ao fim das corridas em Portugal, Aragão e Emília Romanha.
- Abandonos em Sprint: Jorge Martín 1 vs. Francesco Bagnaia 5
E aqui se explica a diferença pontual entre Martín e Bagnaia no campeonato. O espanhol só tem um abandono em corrida Sprint (três no total, considerando as corridas principais). Bagnaia, por seu turno, não chegou ao fim em cinco corridas Sprint, desperdiçando pontos preciosos.
- Pole positions: Jorge Martín 7 vs. Francesco Bagnaia 5
As pole positions não dão pontos, mas não podem deixar de ser mencionadas como parâmetro de rendimento. Também existe aqui um certo equilíbrio, com sete pole positions de Martín contra cinco de Bagnaia.