Está decidido. Barcelona foi o circuito escolhido pelo MotoGP para acolher a última ronda da época, como alternativa ao GP de Valência – que teve de ser cancelado devido aos severos efeitos da tempestade Dana na região.
Carlos Ezpeleta, diretor desportivo da Dorna, explicou ao site oficial do MotoGP que depois de uma análise a todas as possibilidades existentes ao longo ‘das últimas 48 horas’, o traçado catalão é visto como a solução ideal.
Para essa conclusão contribuíram fatores como a proximidade a Valência e o facto de muitas pessoas passarem por Barcelona no caminho que fariam até Valência – para além da possibilidade de ajudar essa região.
No entanto, o GP em Barcelona ainda não está confirmado: segundo Ezpeleta, foi feito o pedido ao governo regional da Catalunha, que agora vai contactar com o governo regional de Valência e com o governo central de Espanha antes de fazer uma confirmação – que se espera que chegue nas próximas 48 horas.
O Circuit de Barcelona-Catalunya acolheu o GP da Catalunha em maio passado, com vitória de Aleix Espargaró na corrida Sprint e de Francesco Bagnaia na corrida principal. Para Espargaró, será um final de época particularmente emotivo, uma vez que significará realizar o último GP da carreira a tempo inteiro em casa.