A região de Valência foi assolada pela forte e letal tempestade Dana, que causou mais de 60 mortos, dezenas de desaparecidos e deixou um rasto de destruição.
Os danos afetaram vários locais da cidade de Valência e arredores, incluindo o Circuito Ricardo Tormo. Não há imagens do interior, mas os acessos exteriores têm extensos danos.
A Preicanos Racing Team, que compete no Mundial de Moto2, partilhou nas redes sociais vídeos em que é possível ver o estado das vias de acesso ao Circuito Ricardo Tormo.
São danos extensos, que dificultam muito (para não dizer impossibilitam) a entrada, quando faltam duas semanas e meia para o GP de Valência de MotoGP. Por isso, a questão fica no ar: poderá este evento estar em risco?
O MotoGP já se manifestou, mas sem anunciar qualquer cancelamento: ‘O MotoGP está em contacto com o circuito e as autoridades locais para oferecer o nosso apoio e assistência enquanto trabalhamos para recuperar assim que possível’.
Como é natural, nos próximos dias e semanas a preocupação das autoridades será repor a normalidade e prestar assistência, além das eventuais buscas pelos desaparecidos.
No ano passado, a Fórmula 1 cancelou o GP da Emília Romanha em Imola na sequência de tempestades nessa região que ocorreram semanas antes, enquanto o GP do Cazaquistão de MotoGP deste ano foi também adiado num primeiro momento por motivos semelhantes.