Toprak Razgatlioglu fechou com chave de ouro a época do seu segundo título no Mundial de Superbike. O turco teve a supremacia na segunda corrida de Jerez, realizada este domingo, que acabou prematuramente com uma bandeira vermelha. Ivo Lopes cortou a meta em 19.º.
Capitalizando a pole position, Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) manteve-se na frente no arranque, com Razgatlioglu (ROKiT BMW) em segundo e Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) em terceiro. Alex Lowes (Kawasaki) estava no quarto posto.
Tal como aconteceu nas outras duas corridas do fim de semana, os dois primeiros rapidamente construíram uma margem para o restante pelotão e, a 18 voltas do fim, Razgatlioglu assumiu a liderança pela primeira vez.
Diving in into Turn 1🌊@toprak_tr54 is up in front now!🔥#SpanishWorldSBK 🇪🇸 pic.twitter.com/55LGMiEpTw
— WorldSBK (@WorldSBK) October 20, 2024
Uma volta depois, Michael van der Mark colocou a outra BMW de fábrica nos lugares de pódio ao ultrapassar Locatelli… que pouco depois cometeu um erro que também lhe custou posições para Andrea Iannone (GoEleven/Ducati) e Lowes.
Van der Mark não teve ritmo para acompanhar os dois da frente, enquanto estava a ser pressionado por Iannone. O italiano atacou a dez voltas do fim, numa tentativa de ultrapassagem na curva 13 em que houve um toque entre ambos. Iannone evitou a queda, mas perdeu algumas posições.
THAT WAS CLOSE💥💨@mickeyvdmark and @andreaiannone29 both wouldn't back down in Turn 13👀#SpanishWorldSBK 🇪🇸 pic.twitter.com/r2vbkVHClP
— WorldSBK (@WorldSBK) October 20, 2024
Na frente da corrida, Razgatlioglu estava a controlar a distância face a Bulega, com van der Mark isolado em terceiro – pese embora o facto de Iannone já ter recuperado até quarto.
A quatro voltas do fim, Philipp Öttl (GMT94 Yamaha) viu o motor da sua moto explodir, o que motivou uma bandeira vermelha. Deste modo, a corrida terminou prematuramente e Razgatlioglu foi o vencedor na frente de Bulega e de van der Mark. Iannone e Lowes completaram o top cinco.
Smoke puff from Philipp Oettl's bike on Lap 17💥#SpanishWorldSBK 🇪🇸 pic.twitter.com/UszPpneMZ7
— WorldSBK (@WorldSBK) October 20, 2024
Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) terminou a sua primeira época com o construtor de Iwata ao alcançar um nono lugar. Já Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) encerrou com um abandono devido a queda.
Lopes voltou a superar o colega de equipa, Tarran Mackenzie. O luso da Petronas MIE Racing cortou a meta em 19.º, numa corrida sem grandes percalços na qual o britânico não chegou ao fim.