A Hero MotoSports Team Rally celebrou na passada semana a conquista do título de Campeão Mundial de Rally-Raid, com Ross Branch a confirmar o título após o Rali de Marrocos, na última prova do Campeonato Mundial de Rally-Raid 2024.
Este evento marcou a quinta e última ronda do campeonato, com Ross Branch, apelidado de ‘Kalahari Ferrari’, a mostrar alguns dos melhores desempenhos da sua carreira ao longo da temporada de 2024. Com uma exibição de excelência na geral, o piloto da Hero terminou a prova em sexto mas no topo da classificação geral, assegurando assim título com o maior número de pontos no campeonato.
A jornada de Ross Branch em 2024 foi notável desde o início. Em janeiro, ele conquistou o primeiro pódio de sempre para a Hero MotoSports no Dakar, ao terminar em 2.º lugar na geral, na primeira ronda do campeonato. Em fevereiro, subiu ao 2.º lugar no Abu Dhabi Desert Challenge, o que lhe permitiu assumir a liderança do campeonato. Branch continuou a impressionar ao terminar em 5.º lugar no Rally Raid Portugal (abril) e no Desafío Ruta 40, na Argentina (junho), mantendo-se na liderança até à derradeira ronda em Marrocos, onde garantiu o título de campeão.
Com esta vitória, Ross Branch torna-se o 11.º piloto a inscrever o seu nome na história do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM para motos, que remonta a 2003, sendo também o primeiro piloto africano a alcançar tal feito.
A Hero MotoSports também deixou a sua marca na história das competições de motos ao conquistar o seu primeiro título mundial, apenas oito anos depois de se estrear nas competições. Esta vitória coloca a Hero ao lado de outros gigantes do desporto, tornando-se o sexto fabricante a conquistar um título mundial e o primeiro a quebrar a sequência de vitórias do grupo KTM (que inclui KTM, GasGas e Husqvarna), que dominava desde 2014.
Wolfgang Fischer, diretor da Hero MotoSports Team Rally, expressou o seu orgulho: ‘Este é o nosso momento de glória, gravado para sempre nos anais da história do desporto. Ross, a nossa estrela, trouxe para casa o nosso bem mais precioso – o Campeonato Mundial. Esta jornada começou há oito anos, com uma pequena equipa e grandes sonhos. Estou extremamente feliz por Ross e orgulhoso de tudo o que a nossa equipa conseguiu através de muito trabalho e dedicação ao longo dos anos. Depois do nosso melhor desempenho de sempre no Dakar, mantivemos a consistência ao longo do ano, vencendo o Abu Dhabi Desert Challenge e terminando em 2.º no Rally Raid Portugal. A última prova em Marrocos foi decisiva, e toda a equipa superou este enorme desafio’.
Fischer também agradeceu ao presidente da Hero MotoCorp, Dr. Pawan Munjal, pelo seu apoio contínuo, assim como a todos os parceiros, fãs e apoiantes: ‘Agora é hora de celebrar! Voltaremos em breve. Até ao Dakar!’.
Top cinco da classificação geral do Mundial de Rali-Raid
- Ross Branch (Hero MotoSports Team Rally) 88 pontos
- Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda Team) 76
- Tosha Schareina (Monster Energy Honda Team) 70
- Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team) 63
- Nacho Cornejo (Hero MotoSports Team Rally) 41