Marc Márquez estava convicto hoje em Motegi que havia conquistado a pole position mas a notificação de que a sua volta tinha sido cancelada, por este exceder os limites de pista, surgiu demasiado tarde, evitando que o piloto tivesse volta assim à pista, e agora a Direção de Corrida justificou-se perante o que aconteceu.
O Crash.net questionou o organismo sobre o tema, com Mike Webb, Diretor, a emitir um comunicado a justificar o atraso: ‘O sensor de limites da pista foi acionado de imediato, o que leva à anulação automática de qualquer volta. Os comissários do MotoGP inseriram o incidente no sistema de imediato, mas, infelizmente, uma falha de software interrompeu esse processo, o que fez com que a volta tivesse de ser anulada manualmente, causando um atraso na notificação’.
Webb explicou ainda que tal situação aconteceu de forma inédita e pela primeira vez, e que estão a ser tomadas precauções para que tal não se repita: ‘Esta é a primeira vez que tal acontece, apesar das milhares de infrações aos limites de pista investigadas a cada temporada’.
A causa desta falha foi identificada e o sistema ajustado para garantir que não volte a acontecer: ‘Esta é a primeira vez que tal acontece, apesar das milhares de infrações aos limites de pista investigadas a cada temporada. A causa desta falha foi identificada e o sistema ajustado para garantir que não volte a acontecer’.
De referir que Márquez não voltou a ir para a pista uma vez que a volta não tinha sido desde logo cancelada, como explicou: ‘Vi que a volta estava lá, não a tinham cancelado – decidi não fazer mais voltas a atacar porque existiam alguns chuviscos, e então eu disse: ‘Decidi não correr qualquer risco». E estava bastante contente porque teria sido a pole e sem cair. As últimas qualificações não foram assim’.
Recorde o momento no vídeo que se segue: