Ángel Piqueras foi o mais veloz do Treino 2 do GP do Japão de Moto3. A sessão teve o piso molhado, pelo que nenhum piloto melhorou face a ontem e não se decidiu nada no apuramento direto para a segunda fase da qualificação.
Depois das primeiras voltas lançadas, David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar) estava na liderança, posição que reforçou com as suas tentativas seguintes.
O colombiano acabou por ser batido por Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda) que, por seu turno, perdeu pouco depois a posição para o colega de equipa, Piqueras. Estavam decorridos 18 minutos e, depois disso, Piqueras melhorou por mais três vezes para nunca sair do topo da tabela. No final, superou Fernández por 0,339s.
David Almansa (Kopron Rivacold Snipers Team/Honda), Luca Lunetta (SIC58 Squadra Corse/Honda) e Xabi Zurutuza (Red Bull KTM Ajo) completaram o top cinco, sendo Alonso oitavo a mais de um segundo do topo.
Para a definição do acesso direto à Q2, acabou por prevalecer o Treino 1 de ontem, disputado com piso seco. Ivan Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) é o mais veloz do fim de semana até agora. Lunetta, em 14.º, garantiu a última vaga na Q2, deixando David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) relegado à Q1 por apenas 19 milésimos.