A KTM é vista como uma forte candidata aos lugares cimeiros do GP do Japão de MotoGP, e Brad Binder confirmou esse estatuto esta sexta-feira ao liderar o Treino da tarde em Motegi.
O primeiro líder da sessão foi Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), com mais de quatro décimos de avanço face a Johann Zarco (LCR Honda), Maverick Viñales (Aprilia) e Francesco Bagnaia (Ducati). O espanhol manteve-se na frente, mas Bagnaia passou para o segundo lugar e Aleix Espargaró (Aprilia) chegou a terceiro.
Ainda nos primeiros dez minutos, Bagnaia passou para a frente da tabela, ficando Martín em segundo. Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46/Ducati) e o seu colega Fabio Di Giannantonio chegaram a terceiro e quarto, respetivamente.
Entretanto, Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) colocou-se em terceiro, sendo depois ultrapassado por Viñales… que a 12 minutos do fim esteve em segundo lugar por breves instantes.
Mas, logo a seguir, Binder (Red Bull KTM) subiu à liderança, vindo a ser superado por Acosta. A cinco minutos do término, Bagnaia igualou o rookie, mas logo a seguir Martín foi 0,186s mais veloz do que ambos. Mas, ainda mais forte, foi Binder, que a dois minutos do fim voltou ao primeiro posto.
O sul-africano conservou a liderança até ao fim, embora Marc Márquez (Gresini/Ducati) ainda tenha conseguido aproximar-se para ficar a 0,033s. Martín, Acosta e Enea Bastianini (Ducati) completaram o top cinco.
Viñales foi sexto, na frente de Bagnaia, sendo Álex Márquez (Gresini/Ducati) oitavo. Di Giannantonio e Bezzecchi fecharam os lugares de apuramento direto para a segunda qualificação, que Miller falhou por 30 milésimos com o 11.º tempo.