David Alonso pode sagrar-se campeão do mundo de Moto3 este fim de semana no GP do Japão, e começou da melhor forma ao liderar o treino livre desta manhã em Motegi… e de forma clara. A sessão foi marcada por alguns aguaceiros.
Os primeiros 20 minutos foram repletos de trocas de líder, mas com dois pilotos a destacarem-se mais – Xabi Zurutuza (Red Bull KTM Ajo) e Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda), que foram os que mais vezes passaram pelo topo.
Com 19 minutos decorridos, Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) colocou-se no primeiro lugar, e depois fez uma sequência de voltas a melhorar constantemente para manter a posição… até ser batido por Alonso.
O australiano ainda voltou a superar o rival da CFMOTO Gaviota Aspar, mas este respondeu no imediato e acabou por fazer o melhor tempo da sessão – 1m59,280s. Kelso ficou a 0,229s, seguindo-se Filippo Farioli (SIC58 Squadra Corse/Honda).
Ivan Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM) e David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) completaram o top cinco. Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3), segundo classificado no campeonato, não teve um treino livre encorajador, ficando em 18.º a 5,079s do topo.
Tempos:
Six riders into the 1:59s in the opening #Moto3 session ⏱️🌧️
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 4, 2024
David Alonso starts his match point weekend off strong ⚡️#JapaneseGP 🇯🇵 pic.twitter.com/BBRu5FMMZT