• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Novo pneu dianteiro da Michelin para o MotoGP não será para 2025: ‘Precisamos de garantir que funciona bem’

by Redação
Setembro 22, 2024
in Desporto
0
Novo pneu dianteiro da Michelin para o MotoGP não será para 2025: ‘Precisamos de garantir que funciona bem’

Divers
 Tires Michelin 
 Michelin GP Emilia-Romagna 2024 (Circuit Misano) 20-23.09.2024 

photo: MICHELIN

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Há cerca de duas semanas no teste de Misano, os pilotos de MotoGP puderam experimentar um protótipo do que será o futuro pneu frontal, e as opiniões dividiram-se. No entanto, ainda haverá muito trabalho a fazer antes de o pneu ser introduzido, segundo o diretor da Michelin, Piero Taramasso.

O francês confirmou que não haverá um novo pneu já em 2025: ‘Precisamos de algum tempo para verificar o resultado depois do teste de Misano – não só os comentários dos pilotos, mas também olhar para os dados da telemetria. Analisámos tudo, mas a conclusão final é de que o pneu não será introduzido em 2025. O plano inicial era para 2025, mas agora precisamos de atrasar a introdução. O motivo é simples: um teste de grupo não é suficiente para introduzir algo novo. Precisamos de confirmar em diferentes pistas e em diferentes condições. O pneu dianteiro é muito sensível à sensação, por isso os pilotos precisam de rodar, as motos precisam de ser configuradas, por isso precisamos de mais dados para estarmos seguros de que quando o introduzirmos, será um bom pneu – com desempenho para todos os pilotos e construtores. Porque quando o introduzes, então não podes voltar atrás, pelo que precisamos de garantir que funciona bem. Este é o bom caminho de o fazer, então este é o motivo principal’.

RelatedPosts

Benda P51 hybrid boxer: O surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

Por outro lado, Taramasso explicou que os pneus introduzidos este ano estão a funcionar bem: ‘Também o pneu atual, a gama de 2024 que estamos a usar, acabámos de a introduzir com um novo composto – para a frente e para trás. Está a funcionar bem, em todas as pistas a que vamos o recorde é batido – a volta rápida, a duração de corrida. Ainda temos de trabalhar, podemos extrair cada vez mais desempenho. Por isso, para nós, vamos ficar mais na estabilidade nesta e na próxima época com esta gama. E depois mudaremos, iremos introduzir este novo pneu da frente para a outra época. É claro que faremos a transição com a moto atual e com a moto dos novos regulamentos’.

O líder da Michelin foi questionado sobre se não irá fazer outros testes antes de 2025, ao que respondeu: ‘Fá-lo-emos. É suposto testarmos em Valência, depois em Sepang. Mas nesses testes iremos atualizá-lo. O teste de Misano foi bom, mas não para todos os pilotos. Cinco ou seis pilotos disseram que é muito bom, cinco ou seis pilotos disseram que não gostaram de todo, e outros no meio disseram que há algo bom e algo mau. Por isso o plano é fazer mudanças no pneu para Valência, e então depois de Valência fazer algumas mudanças para Sepang. O objetivo é estabelecer o modelo em Sepang ou na Tailândia, e depois fornecer este pneu para todos os testes oficiais – o teste de segunda-feira em Jerez, Barcelona e Mugello – para que os pilotos tenham tempo para pilotar e configurar a moto. Faremos isso, mas, mais uma vez, o tempo é demasiado curto para o introduzirmos’.

O novo pneu seria introduzido em 2025 se todos os pilotos tivessem ficado com boas impressões? Taramasso negou, comparando o desenvolvimento do pneu com o desenvolvimento das motos:

– Mesmo se todos os pilotos dissessem, «sim, é bom», precisamos de o testar em diferentes pistas, com diferentes condições. Em Misano com 40ºC no asfalto é uma coisa. Depois, quando testas em Sepang com 50ºC, em Assen, Le Mans, diferentes pistas, talvez a opinião seja diferente. Também se perguntares às equipas, quando as equipas testam algo novo mesmo se os pilotos disserem, «sim, é bom», elas não o colocam na próxima corrida: irão testar outra vez em diferentes condições, diferentes temperaturas, diferentes pistas. Precisamos de garantir que quando estiver na alocação, irá funcionar. Porque depois não é possível voltar atrás.

Related

Motul renova com WSBK até 2030

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Motul renova com WSBK até 2030

A MOTUL continuará como Patrocinador Principal em 2026, assinalando o décimo aniversário da sua colaboração com o WorldSBK e mantendo a sua forte visibilidade em toda a série....

Read moreDetails

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

ALL RIGHTS RESERVED

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026? O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

Dentro da estratégia da Aprilia no MotoGP: Fabiano Sterlacchini revela os segredos do sucesso! Numa entrevista exclusiva à imprensa internacional, Fabiano Sterlacchini, Diretor Técnico da Aprilia, levanta o...

Read moreDetails

Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.