• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 6, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Depois do Moto2, Yamaha admite alargar-se ao Moto3 e quer categoria mais acessível

by Redação
Maio 19, 2025
in Desporto
0
Depois do Moto2, Yamaha admite alargar-se ao Moto3 e quer categoria mais acessível
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Yamaha começou este ano uma nova parceria com a Pramac, que também envolve uma equipa de Moto2 – com mais envolvimento do construtor comparando com a Correos Prepago Yamaha VR46 Master Camp que esteve no pelotão até 2024.

No futuro, expandir as atividades ao Moto3 é uma possibilidade em aberto, revelou o diretor desportivo, Paolo Pavesio, ao SPEEDWEEK.com mas deixando críticas à categoria: ‘É verdade, o assunto está em cima da mesa para todos e atualmente precisamos de trabalhar juntos para criar algo sensato. Primeiro, entendemos que a situação dos custos não é saudável e que aceder ao Moto3 já é muito difícil. O que não pode acontecer é que o nosso desporto se torne só para filhos de pais ricos – penso nas quatro rodas, onde uma época de karting pode custar várias centenas de milhar de euros. Este desenvolvimento tem de ser impedido’.

RelatedPosts

Nova entrada no mundo dos capacetes modulares: Conheça o Blauer Noah

KTM cada vez mais competitiva e com motos que levam pilotos a brilhar! 2025 é ano histórico com 28 títulos mundiais em 2025

Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

Fora do paddock do MotoGP, a Yamaha está muito envolvida no desenvolvimento de pilotos, não só pelas suas atividades nos Mundiais de Supersport e de Supersport 300, como também através do programa bLU cRU começando com a Yamaha R3 Cup além de ter, por exemplo, a bLU cRU World Cup.

A Dorna quer mudar as regras do Moto3 nos próximos anos, não só tendo um motor de maior cilindrada, como também tornando-o num campeonato monomarca e mais acessível, com motos derivadas de produção.

Pavesio recordou que os custos de uma moto de Moto3 são de cerca de 100.000 euros, enquanto a Yamaha R3 Cup custa 30 mil euros por época. Considera que, deste modo, as motos de Moto3 também acabaram por desaparecer de campeonatos nacionais e tornaram-se obsoletas – algo que considera ser problemático.

O italiano acredita que um Moto3 mais próximo de motos de produção iria torná-lo mais acessível em termos de custos. E Pavesio garantiu que a Yamaha está disposta a ajudar a resolver as lacunas: ‘Qualquer coisa que sirva o desporto no sentido de tornar o motociclismo mais acessível, até num nível de GP, é do interesse da Yamaha. E se pudermos ajudar a resolver isto como construtor, então desempenharemos um papel. Não é por nada que entrámos no projeto de Moto2. Pode não ser uma abordagem convencional começar com uma equipa de fábrica no MotoGP e depois construir para baixo, mas se a oportunidade surgir gostaríamos de continuar a expansão para baixo’.

Related

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

Dan Rossomondo abandona um cargo chave do MotoGP num momento em que este está a "trocar de mãos".justamente quando o campeonato ganha impulso! Dan Rossomondo, o cérebro comercial...

Read moreDetails

A transformação radical da Tech3: Steiner e Coleman revelam planos para a equipa de MotoGP

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
A transformação radical da Tech3: Steiner e Coleman revelam planos para a equipa de MotoGP

A Tech3 entra numa nova era: Steiner e Coleman revelam um plano ambicioso para o futuro no MotoGP. O pano caiu sobre a temporada de 2025 em Valência,...

Read moreDetails

Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

Diogo Vieira renovou o título de Campeão Nacional de Hard Enduro, após aceso duelo com Diego Rodrigues ao longo de toda a temporada e que durou até ao...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.