Hoje na corrida Sprint Fabio Quartararo foi o último piloto a pontuar ao ser nono e admitiu novamente os problemas com a falta de aderência com a roda traseira da sua moto, algo que sobretudo custou aos pilotos com motores V4. Além disso Quartararo garantiu que a sua estadia nos testes em Misano anteriormente não foram uma mais-valia de forma geral, apenas nas primeiras voltas da primeira sessão de sexta feira.
O francês lembrou precisamente os testes que teve há semanas no circuito, e explicou que este não foram propriamente úteis para o que se está a passar este fim de semana: ‘Estive cá anteriormente um dia e meio. O teste ajudou para o FP1 mas estamos a pilotar com uma configuração completamente diferente e um chassis diferente, e por isso o teste ajudou noutro aspeto, em que testámos um motor diferente. Testámos um chassis diferente no teste que não era este, era pior’.
Ainda assim houve um ponto positivo… numa sessão que não contou: ‘Não creio que o teste tenha ajudado para este fim de semana: ajudou nas primeiras voltas, e pudemos ver que no terceiro setor do FP1 eu era o mais rápido, porque é um setor onde nas curvas tens de ser muito preciso e entrei mais depressa no ritmo mas não creio que o teste tenha ajudado a encontrar uma base na moto’.
Questionado sobre algo que os pilotos que estão com uma moto com motor V4 se queixaram, e como a traseira das suas motos força a frente na entrada de curvas, e se esse é um problema nos motores em linha [inline] o francês respondeu: ‘Eles têm a sorte de ter muita tração com a traseira, mas infelizmente para nós é completamente o oposto: a traseira está completamente a deslizar, e hoje fiz a corrida inteira a pilotar com o pneu da frente, não existe qualquer tração na traseira’.
E concluiu, com um exemplo em como a sua moto e ritmo sentiram essa diferença, negativamente: ‘Estava com dificuldades, estava atrás do Jack [Miller] e infelizmente não estava a ser capaz de utilizar o meu estilo de pilotagem. Estava a travar como ele, mas assim que ele acelerava escapava logo, tinha mais aderência e potência.[…]’.