Jorge Martín começou o GP de San Marino de MotoGP da melhor maneira, ao ser o mais veloz do primeiro treino livre esta manhã em Misano. Trata-se de uma sessão em que os tempos não contam para nada em termos competitivos. Miguel Oliveira foi 22.º.
O primeiro líder da sessão foi Jack Miller (Red Bull KTM), com 0,056s de avanço para Martín (Prima Pramac/Ducati). Uma situação que mudou nas segundas voltas lançadas, passando Maverick Viñales (Aprilia) para o topo. Martín, por seu turno, permaneceu em segundo, e Francesco Bagnaia (Ducati) chegou a terceiro.
Também Pol Espargaró (Red Bull KTM) chegou a liderar, mas ao cabo de dez minutos era Martín no topo… antes de ser ultrapassado pelo espanhol da KTM e por Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Ao cabo do primeiro quarto de hora, Marc Márquez (Gresini/Ducati) fez o melhor tempo até essa altura, e Martín melhorou para ser segundo… antes de chegar à liderança já a menos de 20 minutos do fim, depois de alguma estabilidade.
Até ao fim, Martín e Marc Márquez ficaram sempre nas duas primeiras posições separados por 0,037s com Pol Espargaró em terceiro. Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati) chegou a quarto e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) terminou em quinto depois de estar constantemente entre os seis mais velozes.
Aleix Espargaró levou a melhor Aprilia a sexto, e o bicampeão do mundo Bagnaia terminou com o oitavo tempo a 0,462s de Martín. Quanto a Oliveira, o luso da Trackhouse Racing teve um FP1 difícil, sempre longe dos lugares cimeiros, e terminou apenas em 22.º.