Jake Dixon celebrou este domingo a segunda vitória na época de Moto2. O piloto liderou praticamente desde o início ao fim depois de partir da pole position, conseguindo também o quarto pódio consecutivo.
Boa partida de Dixon (CFMoto Inde Aspar/Kalex) para manter a liderança na frente de Diogo Moreira (Italtrans Racing/Kalex), com Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex) a ultrapassar o brasileiro pouco depois. Arón Canet (Fantic Racing/Kalex), um dos candidatos a vencer, caiu e abandonou na terceira curva.
Mas quem impressionou mais nesta fase inicial foi Fermín Aldeguer (Sync SpeedUp/Boscoscuro), que em cerca de duas voltas e meia subiu de 11.º na grelha de partida até segundo.
What a battle for 2nd place! ⚔️@TonyArbolino makes it work and overtakes @Aldeguer54 👊#AragonGP 🏁 pic.twitter.com/rRNjWdEjpB
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 1, 2024
Mudança de líder a 16 voltas do fim, com Arbolino a ultrapassar Dixon. Moreira era terceiro e Aldeguer tinha, entretanto, descido a quarto. Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo/Kalex) também estava na luta.
Quando estava em quarto lugar, a 13 voltas do fim, Aldeguer errou e colidiu com Öncü perdendo o controlo da moto na curva 14. Isso enviou o espanhol para um highside e consequente abandono. Por outro lado, o seu colega de equipa, Alonso López, imiscuiu-se na luta pelo pódio.
HUGE CRASH FOR @Aldeguer54 💥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 1, 2024
He tried to overtake @Denizoncu53 but it just didn't work and that's MASSIVE for the Championship 🤯#AragonGP 🏁 pic.twitter.com/UX3lh7gB7l
Na segunda metade da corrida, formaram-se dois duos na frente: Dixon e Arbolino na luta pela vitória; López e Öncü a disputarem o terceiro lugar… que Öncü obteve com uma ultrapassagem impressionante na 15.ª volta.
Depois de ter estado com um ritmo forte nas primeiras voltas, Moreira foi perdendo posições gradualmente, com os pneus a cederem, ficando no fim do top 15.
Na frente, Dixon distanciou-se nas últimas voltas para garantir a vitória, cortando a meta 1,779s na frente de Arbolino. Öncü conservou a terceira posição, com López incapaz de acompanhar o turco depois da ultrapassagem. Manuel Gonzälez (QJMotor Gresini/Kalex) completou o top cinco.
Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team/Kalex) foi demasiado ambicioso numa tentativa de ultrapassagem ao colega de equipa Marcos Ramírez na última volta, caiu, e abandonou. O mesmo destino sofreu Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro), que teve um fim de semana para esquecer em Aragão, embora mantenha a liderança do campeonato.