David Alonso começou o GP de Aragão de Moto3 como acabou o da Áustria – isto é, na liderança. No entanto, só fez a volta que lhe deu o primeiro lugar no treino livre já nos instantes finais da sessão.
O primeiro a completar uma volta lançada foi David Muñoz (BOE Motorsports/KTM), que logo foi ultrapassado por vários adversários. De facto, nos primeiros 12 minutos a liderança esteve constantemente a mudar de mãos – com Alonso (CFMoto Gaviota Aspar) a ocupá-la em três momentos diferentes.
José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) tornou-se líder com pouco menos de 13 minutos decorridos e melhorou por duas vezes até ser o primeiro a rodar no 1m59s. No entanto, no último minuto Alonso fez ainda melhor para liderar por 0,056s com um tempo de 1m59,683s.
Em segundo ficou Rueda, com David Almansa (Kopron Rivacold Snipers Team/Honda) em terceiro a ser o último dos que conseguiu rodar abaixo dos dois minutos.
O top cinco foi completado por Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3) e Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM). Iván Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM), segundo classificado do campeonato, chegou a liderar, mas acabou em 18.º a 2,282s de Alonso.
Tempos:
A learning session with the new surface here! 🔄
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 30, 2024
Expect #Moto3 times to drop throughout the weekend ⏱️#AragonGP 🏁 pic.twitter.com/2pHn5SWwPs