Luca Marini foi 17.º no segundo dia de testes do MotoGP em Sepang e assume algumas preocupações com o desempenho da Honda RC213V – nomeadamente com os pneus mais desgastados.
O novo piloto da Repsol Honda disse à imprensa: ‘Difícil, difícil. Tivemos algumas dificuldades. Precisamos de trabalhar. Hoje experimentámos várias coisas, chegando à simulação de corrida com um conjunto que ainda não está pronto para mim – também no que toca à afinação. Precisamos de trabalhar mais com o meu chefe de mecânicos. Ainda estamos numa boa direção, mas precisamos de mais tempo. Esperava mais da simulação de corrida, porque com pneus usados é difícil pilotar. Quando o pneu traseiro quebra, a pilotagem muda muito, portanto é difícil continuar a atacar com bons tempos de volta. Mas sabemos o que temos de melhorar, só precisamos de mais tempo’.
Segundo Marini, apesar de ser necessário arriscar com pneus novos, nessas condições a moto tem um bom desempenho, mas coloca dificuldades quando os pneus já estão desgastados: ‘Esperava ter menos dificuldades, porque quando começas a rodar com pneus novos não é muito mau. Também se virem o tempo de volta do Joan [Mir], é muito bom. Precisas de arriscar muito, precisas de atacar bastante para ir para o 1m57s por agora. Mas a moto funciona, enquanto com pneus usados estamos com muitas dificuldades. Parece que a distância entre nós e o primeiro com pneus usados é maior. Depois, o Joan está só a seis décimos do Jorge [Martín] na volta de qualificação’.
O #10 garantiu ainda que o problema não é o consumo do pneu em si: ‘O consumo do pneu é bom. É a forma como o pneu é puxado pela moto. Os pneus funcionam durante uma corrida a mudar muito comparando com a Ducati. Precisamos de trabalhar nesta área, de melhorar como carregamos o pneu traseiro, como fazemos o pneu traseiro pior, porque a nossa moto agora estava muito boa na frente – tens de puxar muito na frente, arriscar muito na frente para fazer bons tempos de volta e também para a corrida. Mas precisamos de trabalhar na traseira porque a Ducati é muito forte ao usar muito o pneu traseiro – não com consumo, mas usando-o adequadamente’.