• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Marcellino Lucchi recorda como a RS Cube foi «base» para as V4 da Aprilia de hoje em dia

by Daniel Rhodes
Agosto 27, 2024
in Noticias de Motos
0
Marcellino Lucchi recorda como a RS Cube foi «base» para as V4 da Aprilia de hoje em dia

Source: Noriyuki Haga riding the RS Cube

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

O nome Marcellino Lucchi passa despercebido à grande maioria dos amantes de motociclismo mas a verdade é que o italiano é piloto de testes não oficial da Aprilia e tem uma história longa com a fabricante de Noale, e foi um dos responsáveis pelo caminho que hoje a RS-GP percorreu até chegar onde está, numa período muito mais precoce da fabricante.

Lucchi concedeu uma entrevista ao GPOne durante o Aprilia All Stars onde falou sobre o seu trabalho há muitos anos com a fabricante e como nunca foi um piloto de testes oficial e a tempo inteiro – como é Lorenzo Savadori por exemplo – com este recordar o seu trabalho com a RS Cube, e mais recentemente com a Aprilia 500, como explicou citado pelo Motosan: ‘Diria que são motos que conheço muito bem. Com esta 500 não fiz todo o desenvolvimento, mas fiz duas corridas lá (Misano) porque o Doriano Romboni tinha-se lesionado, e devo dizer que me lembro bem das duas’.

RelatedPosts

No Content Available

Numa fase menos avançada tecnologicamente, ele que pilotou as 250cc durante mais de duas décadas, de 1982 até 2004, sabe bem como era difícil estar ao comando destas motos: ‘Mas era uma moto muito difícil de pilotar, uma moto que, com a eletrónica que tínhamos naquela altura, era realmente difícil. Os cavalos que tinha eram muitos para o seu peso. Eu diria que a eletrónica não era adequada, por isso quem a pilotava e conseguia andar rápido era um bom piloto’.

A RS Cube viria a ser útil para produzir outras motos no futuro, tal como Lucchi explicou: ‘A RS Cube foi difícil no início. A Aprilia estava no começo do trabalho com a eletrónica de uma 4 tempos. Havia muita potência, mas a entrega era muito má. Era muito pior para pilotar do que a 500. Mas, pouco a pouco, começámos a aperfeiçoar certos aspetos e ainda havia muito espaço para trabalhar, mas depois o projeto foi encerrado, porque sabemos que, naquela altura, a Aprilia foi vendida à Piaggio’.

O que hoje é a V4 da fabricante foi a base para as motos mais atuais: ‘No entanto, a experiência que tivemos com o Cube foi muito útil para o V4, que se tornou a base da RSV4, uma moto vencedora. A experiência que os técnicos adquiriram com aquele Cube foi muito útil para criar as motos que vieram depois’.

Tags: RS Cube

Related

Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das máquinas de MotoGP da Aprilia Racing. Revestida com as...

Read moreDetails

Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails

Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

A abertura da Bajaj Lisboa marca um momento decisivo para a expansão da marca indiana no mercado europeu, reforçando a sua presença na Península Ibérica. Localizada na Avenida...

Read moreDetails

Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

A Morbidelli C252V apresenta-se como uma cruiser leve pensada para o quotidiano, onde a facilidade de condução, o conforto e o carácter mecânico se unem de forma equilibrada....

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.