A estreia da nova Triumph TF 250-X em competição saldou-se por um conjunto de resultados bastante positivo, nomeadamente com os dois pilotos no pódio da prova de abertura do Campeonato de Espanha de Motocross e um sexto lugar no arranque do AMA Supercross Costa Este, em Detroit.
Mikkel Haarup e Camden McLellan, da Monster Energy Triumph Racing, participaram com sucesso na ronda de abertura do Campeonato espanhol de Motocross, com o experiente Haarup a conquistar dois segundos lugares e McLellan levando a sua TF 250-X com um quarto e um terceiro lugares. O evento teve lugar no antigo circuito GP de Talavera de la Reina e serviu de preparação, dos pilotos e da estrutura, para o Campeonato do Mundo de MX2 que arranca no próximo mês de Março, na Argentina.
Resultados – Talavera
Corrida 1:
1. Lucas Coenen (Husqvarna)
2. Mikkel Haarup (Triumph)
3. Gerard Congost (GASGAS)
4. Camden McLellan (Triumph)
5. Samuel Matthias Nilsson (KTM)
6. Elias Escandell (GASGAS)
Corrida 2:
1. Lucas Coenen (Husqvarna)
2. Mikkel Haarup (Triumph)
3. Camden McLellan (Triumph)
4. Gerard Congost (GASGAS)
5. Samuel Matthias Nilsson (KTM)
6. Cas Valk (KTM)
Entretanto, do outro lado do Atlântico, Jalek Swoll e Evan Ferry estrearam a TF 250- X num evento cheio de ação, no Ford Field Stadium em Detroit, Michigan, na primeira ronda do AMA 250SX Costa Este. Swoll terminou numa excelente sexta posição, enquanto o seu companheiro de equipa, Ferry, foi forçado à desistência na primeira curva da corrida principal.
A Triumph entrou no estádio pela primeira vez com o objetivo principal de que ambos os seus pilotos se classificassem para o ‘Main Event’ aos comandos das novas TF 250-X, o que foi obtido após algumas peripécias nas mangas de acesso.
Do lado de fora do pelotão e separados por outro piloto na grelha de saída, os pilotos da Triumph Racing fizeram uma grande partida. Infelizmente, ambos foram vítimas inocentes de um incidente na curva um, que os atirou ao chão. Ferry bateu com força nas barreiras (teve de receber assistência médica), felizmente sem consequências graves para o piloto, enquanto Swoll conseguiu recuperar a sua moto, para concluir a prova num magnífico sexto posto. A prova foi seguida com interesse e expectativa, tanto por todo o staff da marca presente em Detroit como na fábrica, em Hinckley, Reino Unido, onde se assistiu à estreia americana da TF 250-X, por streaming, em directo.
Foi o culminar de uma etapa de preparação que teve mais de 1.000 horas de testes de pista com uma equipa de 20 pilotos, apoiados por 45 engenheiros de desenvolvimento.
Resultados – Detroit (Final)
1. Austin Forkner (Kawasaki)
2. Max Anstie (Honda)
3. Daxton Bennick (Yamaha)
4. Coty Shock (Yamaha)
5. Pierce Brown (Honda)
6. Jalek Swoll (Triumph)