No início de agosto, Raúl Fernández recebeu finalmente a versão de 2024 da Aprilia RS-GP. No entanto, sendo uma moto diferente, o piloto da Trackhouse Racing teve de se adaptar, estando agora a ver progressos depois do GP da Áustria de MotoGP.
O espanhol referiu que a aerodinâmica exigiu algum trabalho para ter uma compreensão adequada: ‘É diferente, mas para mim o que é diferente é a aerodinâmica. Tive de trabalhar para entender a moto com este tipo de aerodinâmica. Agora sinto que entendi; no warm-up mudámos um bocado a moto, senti-me bem. No início da corrida também me senti bastante bem’.
Sobre estes progressos que sentiu ter em Spielberg, Fernández destacou inclusive que se sentiu perto do ritmo de Aleix Espargaró e Maverick Viñales na equipa de fábrica da Aprilia:
– Eu estive a lutar com o Pedro [Acosta] e o Pol [Espargaró] – no sábado eles tiveram um ritmo realmente bom comparando connosco e no domingo eu estive a lutar com eles. Por isso, penso que demos um bom passo e tive mais ou menos o mesmo ritmo dos pilotos de fábrica.