Em 2027 o MotoGP terá novos regulamentos, que ficarão fechados já este ano. Dos motores à aerodinâmica, muito poderá mudar na próxima geração de motos, embora para já não exista nada decidido, segundo o diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta.
O espanhol foi questionado pelo jornal Marca acerca da possibilidade de a cilindrada dos motores baixar para 850 centímetros cúbicos, confirmando que há uma elevada probabilidade de acontecer: ‘É bastante possível. Ainda não é certo. Nós, a cada cinco anos, negociamos com os construtores – mais do que negociar, perguntamos-lhe a opinião deles e geralmente têm-na bastante em comum em todas as coisas. Se existirem coisas que não estão muito em comum, e nas quais nós tenhamos um critério claro, fazemos a nossa proposta e eles devolvem-na. É certo que em 2024 já teremos o regulamento de 2027 finalizado’.
Se a cilindrada dos motores ainda não é totalmente certo que mude, há um aspeto que é incontornável: a redução da aerodinâmica das motos irá mesmo acontecer, garantiu Ezpeleta – além de frisar que os dispositivos de ajuste da altura terão limitações: ‘Se não eliminar… nós queríamos que se eliminassem. Veremos o que acontece, mas irão reduzir muito, sim’.