• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

A (mal-sucedida) primeira experiência da Ducati com um motor V4

by Bernhard Cousin
Agosto 5, 2024
in Noticias de Motos
0
A (mal-sucedida) primeira experiência da Ducati com um motor V4

© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Foi em meados dos anos 1960 que a Ducati desenvolveu o seu primeiro motor V4 – que equiparam a Apollo V4. Foram fabricados apenas dois protótipos, que acabaram por ser uma primeira incursão numa arquitetura que viria a conhecer sucesso em Borgo Panigale.

O projeto visou competir com a Harley-Davidson e vendê-la aos departamentos policiais dos Estados Unidos da América, numa ideia conjunta da Ducati e do seu distribuidor no país, Berliner Motor Company. No entanto, de acordo com o Motorrad Online foi abortado devido a problemas de pneus. Atualmente, o único exemplar que ainda existe está no museu da Ducati – tendo sido cedido pelo seu proprietário, Hiroaki Iwashita, aquando da criação do museu em 1996.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Como contrapartida, o construtor restaurou a moto para ficar na condição original, fazendo a sua estreia em público no Festival de Goodwood de 2002 – naquela que foi, também, a sua única aparição.

O motor V4 90º tem 1.260 centímetros cúbicos, está associado a uma caixa manual de cinco velocidades e é capaz de debitar 100 cv de potência. Tem um som de escape único, graças também aos simples silenciadores Silentium.

A Ducati Apollo, que era capaz de alcançar cerca de 200 km/h, tinha jantes de 16 polegadas, por conta das imposições da polícia americana. O motor V4 acabou por estar à frente do seu tempo, havendo poucos do seu tipo no mercado naquela altura. No entanto, acabou por ser um insucesso.

Porquê? Por um lado, os fabricantes de pneus ainda não tinham produtos desenvolvidos para uma moto tão pesada com um motor tão potente. Por outro lado, Joe Berliner encomendou o projeto à Ducati sem pensar muito no desenvolvimento dos pneus necessários e nas necessidades dos motociclistas, concentrando-se nos requisitos da polícia nos EUA.

Tags: Ducati

Related

Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das máquinas de MotoGP da Aprilia Racing. Revestida com as...

Read moreDetails

Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails

Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

A abertura da Bajaj Lisboa marca um momento decisivo para a expansão da marca indiana no mercado europeu, reforçando a sua presença na Península Ibérica. Localizada na Avenida...

Read moreDetails

Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

A Morbidelli C252V apresenta-se como uma cruiser leve pensada para o quotidiano, onde a facilidade de condução, o conforto e o carácter mecânico se unem de forma equilibrada....

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.