Foi preciso esperar pelo final da corrida para haver repetições que permitissem ver o que aconteceu na primeira volta para Miguel Oliveira ser forçado a abandonar o GP da Grã-Bretanha de MotoGP logo na primeira volta.
O piloto da Trackhouse Racing, que tinha arrancado de 15.º e começou por recuperar uma posição, alargou uma trajetória e depois foi abalroado pelo colega de equipa Raúl Fernández – que caiu primeiro e não teve como evitar a colisão.
Pela dinâmica do incidente, não pode apontar-se o dedo a nenhum dos envolvidos, acabando por ser uma situação de corrida em que nem sequer estavam a lutar diretamente por posição: a partir do momento em que caiu, Fernández nada pôde fazer para evitar bater em alguém que seguisse no caminho da moto descontrolada.
Um acidente que deixou ambos os pilotos impossibilitados de lutar pelos pontos em Silverstone, num fim de semana que estava já a ser algo complicado desde início – por oposição ao que aconteceu antes da pausa de verão em Sachsenring.
Esta foi a segunda vez em 2024 que Oliveira abandonou uma corrida principal, depois de lhe acontecer o mesmo em França. Já Fernández sofreu o terceiro abandono da temporada.