Miguel Oliveira terminou o treino do GP da Grã-Bretanha de MotoGP na 15.ª posição. Deste modo, o piloto da Trackhouse Racing terá de passar pela primeira fase da qualificação de amanhã em Silverstone, numa prestação muito diferente daquela que teve antes da pausa de verão em Sachsenring.
Com a sua primeira volta lançada, «Falcão» ficou no top cinco da tabela de tempos – sendo a primeira vez este fim de semana que estava a usar um pneu duro na roda frontal. Com a segunda volta, manteve o quinto posto.
Ao não melhorar na terceira volta lançada, Oliveira desceu a décimo… e continuou a perder posições, mesmo tendo melhorado nas tentativas seguintes. Entrou nas boxes quando era 17.º e estava decorrido um quarto de hora.
Cerca de dez minutos depois, Oliveira voltou à pista quando já era 18.º, optando por um pneu duro usado à frente e um macio novo atrás. Depois de apenas duas voltas em que não melhorou, o #88 rumou às boxes uma vez mais.
Foi dentro dos últimos 20 minutos que Oliveira encetou nova sequência de voltas, com dois pneus novos: duro à frente e macio atrás. E, logo na sua segunda volta desta saída, conseguiu melhorar consideravelmente: desceu para o 1m59s e ascendeu a décimo. Reentrou nas boxes depois de estabelecer esse tempo.
Nos últimos cinco minutos, Oliveira regressou à pista quando já tinha descido a 14.º, tendo de melhorar para apurar-se diretamente para a Q2. E, apesar de o ter feito, não foi suficiente para ir além de 15.º, falhando desse modo a passagem direta à segunda fase da qualificação. Foi, também, o menos bem classificado dos quatro pilotos Aprilia.
- Saída 1: Pneu duro novo à frente e pneu médio novo atrás
- Volta 1: Saída das boxes
- Volta 2: 2m00,692s
- Volta 3: 2m00,463s
- Volta 4: 2m05,194s
- Volta 5: 2m00,461s
- Volta 6: 2m00,459s
- Volta 7: Entrada nas boxes
- Saída 2: Pneu duro usado à frente e pneu macio novo atrás
- Volta 8: Saída das boxes
- Volta 9: 2m00,477s
- Volta 10: 2m03,997s
- Volta 11: Entrada nas boxes
- Saída 3: Pneu duro novo à frente e pneu macio novo atrás
- Volta 12: Saída das boxes
- Volta 13: 2m04,123s
- Volta 14: 1m59,479s
- Volta 15: Entrada nas boxes
- Saída 4: Pneu duro usado à frente e pneu macio novo atrás
- Volta 16: Saída das boxes
- Volta 17: 2m04,311s
- Volta 18: 1m59,160s (fim de treino)