Com o novo sistema de concessões, e depois do domínio do ano passado, a Ducati é agora o construtor mais limitado no desenvolvimento da sua moto de MotoGP. Ao longo do ano, as oportunidades de testar serão escassas, não existirão wildcards e não poderá ter mais do que uma especificação de motor e aerodinâmica.
Uma situação que cria dificuldades extra à Ducati na época vindoura: ‘É certo que é difícil também por causa das regras. No fim do ano passado as regras mudaram e agora somos os únicos que não têm concessões. Todos os outros podem desenvolver muito mais a moto durante a temporada, nós não podemos’, disse o diretor-geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, ao site do MotoGP.
Neste contexto, o engenheiro realçou que a Ducati terá de progredir mais antes do começo da temporada e não pode dar-se ao luxo de errar no desenvolvimento da Desmosedici GP24: ‘Precisamos de dar um passo maior no início da época de modo a sermos competitivos durante a época. E também os japoneses podem correr mais alguns riscos do que nós porque podem mudar o motor, podem mudar a carenagem durante a temporada, e portanto se tiverem alguns problemas podem reagir e resolver os prob lemas. E nós não podemos. Por isso, não será fácil’.