Susana Forte, a primeira pessoa de nação portuguesa e mulher a integrar a «Moto for Peace», concluiu recentemente uma impressionante jornada solidária de 11.000 km pela América do Sul. A expedição, que decorreu entre 2 de outubro e 6 de dezembro de 2023, levou-a através do Uruguai, Argentina, Bolívia e Chile.
A «Moto for Peace», uma organização não-governamental com mais de duas décadas de história, utiliza expedições motociclísticas para promover ações humanitárias globalmente. Susana não só se tornou a primeira portuguesa a participar, como também a primeira mulher a integrar esta nobre causa.
Para esta aventura, Susana contou com o apoio da Suzuki Portugal, que auxiliou na preparação da sua fiel companheira de viagem: uma Suzuki V-Strom 650 com mais de 15 anos de estrada. Apesar da sua idade, a moto provou ser incrivelmente fiável, enfrentando com brio os variados desafios do percurso.
‘A V-Strom foi a minha moto de eleição para correr o mundo. A minha bailarina que dança ao ‘som’ do vento e das diversas estradas que encontramos, sem nunca me deixar ficar mal!’, partilhou Susana, que acrescentou de seguida:
– Quando nos metemos por trilhos, geralmente acontecem sarilhos. Com a V-Strom sempre tive a certeza que nunca me iria deixar ficar mal, e que para casa me iria trazer, inteira!