A Honda revelou recentemente as atualizações para a sua icónica moto de aventura, a CRF1100L Africa Twin, para o ano modelo de 2025. Esta nova iteração continua a afirmar-se como uma referência no segmento das motos de aventura de grande cilindrada, oferecendo agora gráficos atualizados e uma nova combinação de cores.
A gama mantém-se dividida em duas versões: a CRF1100L Africa Twin base e a CRF1100L Africa Twin ES (Electronic Suspension). A versão base está equipada com suspensão Showa de mola helicoidal, enquanto a ES apresenta o sistema Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERATM), que permite o controlo eletrónico do amortecimento e o ajuste da pré-carga da mola traseira.
Ambos os modelos partilham a mesma carenagem superior, unidade de assento e ecrã ajustável em altura com 5 posições, além de pneus tubeless. O pacote eletrónico completo utiliza uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos para gerir os modos de condução e o Controlo de Tração Selecionável Honda (HSTC), bem como ABS em curva, controlo de wheelie e controlo de elevação traseira.
A transmissão de dupla embraiagem (DCT), que inclui agora funcionalidade de deteção em curva, continua a ser uma opção popular entre os motociclistas. O ecrã tátil TFT a cores de 6,5 polegadas incorpora Apple CarPlay®, Android Auto® e conectividade Bluetooth, oferecendo uma experiência de utilização moderna e intuitiva.
Para os aventureiros que procuram personalizar a sua Africa Twin, a Honda disponibiliza quatro pacotes de acessórios genuínos: Urbano, Rally, Viagem e Aventura. Estes pacotes permitem aos proprietários adaptar a moto às suas necessidades específicas, seja para uso citadino ou para longas viagens off-road.
A Africa Twin ES vem equipada de série com punhos aquecidos e uma tomada ACC, oferecendo maior conforto e praticidade em viagens longas.
Com estas atualizações, a Honda reafirma o compromisso da Africa Twin com a versatilidade e a capacidade todo-o-terreno, mantendo-a como uma escolha de topo para os entusiastas de aventura em duas rodas.
MOTOR
Tipo: Motor bicilíndrico paralelo de 4 tempos, 8 válvulas, OHC, arrefecimento líquido, com cambota a 270° e uni-cam Cilindrada: 1084cc Diâmetro x Curso: 92mm x 81,5mm
Taxa de Compressão: 10,5:1
Potência Máxima: 75kW às 7.500 rpm
Binário Máximo: 112Nm às 5.500 rpm
Nível de Ruído: MT: Lurban 75,1dB, Lwot 80,1dB
DCT: Lurban 75,0dB, Lwot 79,9dB
Capacidade de Óleo: MT: 4,8 l DCT: 5,2 l
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Alimentação: PGM-FI Capacidade do Depósito: 18,8L Emissões de CO2: 114g/km Consumo de Combustível: MT: 20,5km/l [4,9 l/100km] DCT: 20,5km/l [4,9 l/100km]
SISTEMA ELÉTRICO
Capacidade da Bateria: 12V-6Ah Bateria de Iões de Lítio (20Hr)
TRANSMISSÃO
Tipo de Embraiagem: MT: Húmida, multidisco com molas helicoidais, assistência por came em alumínio e embraiagem deslizante
DCT: 2 embraiagens húmidas multidisco com molas helicoidais
Tipo de Transmissão: 6 velocidades manual (6 velocidades DCT)
Transmissão Final: Corrente selada com O-ring
QUADRO
Tipo: Semi-duplo berço
CHASSIS
Dimensões (CxLxA): 2.330mm x 960mm x 1.485mm
Distância entre Eixos: 1.575mm
Ângulo de Caster: 27,5°
Trail: 113mm
Altura do Assento: 850/870mm (opção de assento baixo 825mm, opção de assento conforto 885mm)
Distância ao Solo: 250mm
Peso em Ordem de Marcha: MT: 231kg
DCT: 242kg ES
MT: 233kg ES
DCT: 244kg
SUSPENSÃO
Dianteira: Garfo telescópico invertido Showa de 45mm tipo cartucho com ajuste de pré-carga e afinações DF, curso de 230mm.
CRF1100L Africa Twin ES – Garfo telescópico invertido Showa com tubo interno de 45mm de diâmetro e unidade de controlo eletrónico (SHOWA EERA™) com ajustes de compressão e extensão, curso de 230mm.
Traseira: Braço oscilante de alumínio monobloco com Pro-Link, amortecedor Showa pressurizado a gás, ajustador hidráulico de pré-carga e ajustes de amortecimento em extensão, curso da roda traseira de 220mm.
CRF1100L Africa Twin ES – Braço oscilante de alumínio monobloco com Pro-Link, amortecedor Showa pressurizado a gás, ajustador de pré-carga com controlo remoto hidráulico e unidade de controlo eletrónico (SHOWA EERA™) com ajustes de compressão e extensão, curso da roda traseira de 220mm.
RODAS
Dianteira: 21M/C x MT2.15 de raios com jante de alumínio
Traseira: 18M/C x MT4.00 de raios com jante de alumínio
Pneu Dianteiro: 90/90-21M/C 54H (tubeless) Metzler Karoo Street
Pneu Traseiro: 150/70R18M/C 70H (tubeless) Metzler Karoo Street
TRAVÕES
Sistema ABS: 2 canais com IMU, modo ABS selecionável para estrada e todo-o-terreno
Dianteiro: Duplo disco flutuante de 310mm com pinças de 4 pistões de montagem radial e pastilhas metálicas sinterizadas
Traseiro: Disco ondulado de 256mm com pinça de pistão simples e pastilhas metálicas sinterizadas
INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTO ELÉTRICO
Instrumentos: Painel LCD, ecrã TFT tátil de 6,5 polegadas com informação múltipla
Farol: LED Luz Traseira: LED
Conectividade: Bluetooth e Apple CarPlay®/Android Auto® (com fios)
USB: Sim
Tomada 12V: Sim
Desativação Automática dos Piscas: Sim
Quickshifter: Opcional (apenas MT)
Sistema de Segurança: Imobilizador
Cruise Control: Sim
Luzes de Curva: Não
Características Adicionais: Sinal de paragem de emergência, IMU de 6 eixos, HSTC e controlo de elevação da roda dianteira