• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Ensaios e Comparativos

Ensaio: Royal Enfield Shotgun 650, Cruiser de nova geração

by Redação
Julho 30, 2024
in Ensaios e Comparativos
0
Ensaio: Royal Enfield Shotgun 650, Cruiser de nova geração
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Royal Enfield, uma das mais antigas e mais respeitadas marcas de motos do mundo, apresentou recentemente um novo modelo que pretende revolucionar o mercado, a Shotgun 650. Inspirada no mundo da customização, esta moto combina o estilo clássico com o moderno, oferecendo aos motociclistas uma plataforma versátil e altamente personalizável.

No primeiro mês de 2024 tivemos a oportunidade de ver a Shotgun pela primeira vez, numa apresentação estática realizada em Madrid. Mas melhor do que ver a moto parada é dar “uma voltinha”, por isso, mal ficou disponível no mercado português fomos logo testar esta cruiser.

RelatedPosts

Royal Enfield e CFMoto de mãos dadas? Parceria estratégica no segmento de baixa cilindrada promete revolucionar

Royal Enfield entusiasmada e encorajada com o futuro depois de ano recorde

Vendas da Royal Enfield continuam em alta e crescem em março

EQUIPAMENTO UTILIZADO: Capacete Scorpion EXO / Blusão Ixon Gyre / Botas Ixon Soldier Evo

LINHAS E CARACTERÍSTICAS

A aparência da Shotgun 650 segue as linhas neo-retro que a Royal Enfield tem utilizado em outros modelos. Este estilo combina elementos clássicos com toques modernos, resultando numa moto que é ao mesmo tempo nostálgica e contemporânea.

Uma das características mais marcantes da Shotgun 650 é a sua versatilidade. A moto pode ser configurada de várias maneiras, permitindo que os motociclistas escolham entre uma configuração monolugar, um modelo com assento duplo ou uma versão turística equipada com malas. Esta flexibilidade é possível graças ao novo quadro da moto, que facilita as alterações de configuração. Por exemplo, para retirarmos o assento traseiro apenas temos que rodar uma chave, e para retirar o sub-quadro, apenas é preciso retirar 4 parafusos.

A ergonomia da Shotgun 650 foi cuidadosamente otimizada. Com uma altura do assento de apenas 795 mm e um guiador acessível, a moto oferece uma posição de condução confortável e segura. Os pousa-pés estão posicionados na zona intermédia, proporcionando um equilíbrio interessante entre uma posição confortável e desportiva.

CONDUÇÃO

A Royal Enfield não poupou esforços na escolha de componentes para a Shotgun 650. A suspensão dianteira é uma forquilha Showa Big Piston invertida de 43 mm, enquanto a traseira conta com dois amortecedores com pré-carga ajustável. Ao longo dos quilómetros que realizámos com esta Royal Enfield, o conjunto de suspensão demonstrou uma tendência mais firme, beneficiando uma condução mais desportiva. As imperfeições do asfalto não são totalmente filtradas, no entanto, não é nada preocupante uma vez que o modelo continua confortável mesmo nas estradas mais degradadas.

As rodas de 17 polegadas na traseira e 18 polegadas na dianteira vêm equipadas com pneus tubeless. Os travões são compostos por discos de 300 mm na traseira e 320 mm na dianteira, com sistema ABS de dois canais da ByBre. Apesar de só contarmos com um disco na dianteira, a travagem traseira é muito capaz e desempenha um papel importante para pararmos rapidamente a Shotgun.

MAIS EQUIPAMENTO

Apesar de seu design clássico, a Shotgun 650 incorpora uma série de elementos modernos. O farol dianteiro com iluminação LED garante excelente visibilidade, e o painel de instrumentos combina ecrãs digitais e analógicos. O sistema de navegação Tripper, exclusivo da Royal Enfield, está integrado ao painel, fornecendo direções em tempo real e outras informações úteis para o condutor.

Além disto, a moto vem equipada com uma tomada USB, permitindo o carregamento, por exemplo, do nosso smartphone durante a viagem. Estes recursos modernos, além de não comprometerem o estilo clássico do modelo, adicionam conveniência e funcionalidade.

O motor bicilíndrico em linha, de 648 cc, e que equipa também outros modelos da marca, é o coração da Shotgun 650. Este motor, refrigerado a ar e óleo, é bem conhecido pelo seu desempenho confiável. Entrega 47 cv de potência às 7.250 rpm e um binário máximo de 52,3 Nm às 5.150 rpm, sendo perfeitamente adequado para a carta de condução A2.

Para combinar da melhor forma com o bicilíndrico contamos com uma caixa de seis velocidades, com transmissão final por corrente. Este conjunto garante uma condução suave e agadável, seja em estradas urbanas ou em viagens mais longas.

PROPOSTA ATRAENTE

A Royal Enfield Shotgun 650 representa uma evolução significativa para a marca, combinando tradição e inovação de uma maneira harmoniosa. Sendo um modelo versátil, com múltiplas configurações possíveis e com um forte vinco na customização, esta moto é uma opção atraente para uma ampla gama de clientes.

  • O MELHOR Capacidade de customização / Motor / Estética
  • A MELHORAR Som do escape / Suspensão / Estética dos piscas

O design neo-retro, aliado a componentes de alta qualidade e tecnologia moderna, garante que a Shotgun 650 não seja atraente apenas pelo visual, mas que também ofereça uma experiência de condução muito positiva. Com preços competitivos, a Shotgun 650 está pronta para conquistar seu espaço no mercado e nos corações dos entusiastas desta família de modelos.

A Royal Enfield Shotgun 650 está disponível em quatro opções de cores: Sheetmetal Grey, Plasma Blue, Green Drill e Stencil White. Os preços variam de acordo com a cor escolhida, começando nos 7.387 € para a versão base em cinza, 7.487 € para as versões em azul e verde, e 7.587 € para a versão premium em branco.

ROYAL ENFIELD SHOTGUN 650

MOTOR bicilíndrico paralelo, SOHC, refrigeração por ar/óleo

CILINDRADA 648 cc

POTÊNCIA 46,4 cv (34,6 kw) @7.250 rpm

BINÁRIO 52,3 Nm @5.650 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO tubular em aço

DEPÓSITO 13,6 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha invertida SSP-BP de 43 mm, curso de 120 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA dois amortecedores ajustáveis na pré-carga, curso de 89 mm

TRAVÃO DIANTEIRO disco de 320 mm, pinça de 2 êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco de 300 mm, pinça de 2 êmbolos

PNEU DIANTEIRO 100/90-18

PNEU TRASEIRO 150/70-17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.466 mm

ALTURA DO ASSENTO 795 mm

Peso 240 kg

P.V.P. desde 7.387 €

Tags: Royal Enfield

Related

Triumph Speed 400: Clássica com tecnologia moderna

by Diogo Mota
Abril 18, 2025
0
Triumph Speed 400: Clássica com tecnologia moderna

A Triumph Speed 400 chegou ao mercado com um objetivo claro: combinar o charme clássico da marca britânica com tecnologia moderna e uma ciclística capaz, oferecendo uma moto...

Read moreDetails

Para todos os gostos: as sugestões de Natal da Harley-Davidson

by Bernhard Cousin
Dezembro 7, 2024
0
Para todos os gostos: as sugestões de Natal da Harley-Davidson

A Harley-Davidson é, mais do que um construtor de motos, um estilo de vida. E tem vários acessórios, vestuário e peças que podem ser o seu presente de...

Read moreDetails

Fáceis e divertidas – Comparativo CFMOTO 450NK vs FB Mondial Piega 452

by Redação
Outubro 25, 2024
0
Fáceis e divertidas – Comparativo CFMOTO 450NK vs FB Mondial Piega 452

Duas das mais recentes motos aptas a condutores com carta de condução A2 são a CFMOTO 450NK e a FB Mondial Piega 452 – graças à sua potência...

Read moreDetails

QJ Motor SRK 125 S: Pequena naked, com preço a condizer

by Redação
Setembro 27, 2024
0
QJ Motor SRK 125 S: Pequena naked, com preço a condizer

No cenário das motos naked de baixa cilindrada, a QJ Motor SRK 125S surge como uma forte candidata a destacar-se. Apresentada recentemente no mercado nacional, esta moto promete...

Read moreDetails

Teste: Royal Enfield Himalayan 450, Subida de patamar

by Fernando Neto
Setembro 3, 2024
0
Teste: Royal Enfield Himalayan 450, Subida de patamar

Foi através da Hymalaian que muitos motociclistas por todo o mundo descobriram a Royal Enfield. Agora, correndo o risco de desagradar aos mais puristas, a marca indiana lançou...

Read moreDetails

Teste, Moto Guzzi Stelvio: Aventuras em grande estilo

by Redação
Novembro 13, 2024
0
Teste, Moto Guzzi Stelvio: Aventuras em grande estilo

A italiana Moto Guzzi, marca com mais de um século de tradição, celebrou recentemente o lançamento da Stelvio 2024. Esta moto revive o lendário nome Stelvio, prometendo elevar...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.