Da Suíça, chega mais uma inovação em termos de mobilidade sustentável. São as e-bikes da HydroRide, que têm como particularidade serem movidas a hidrogénio, com a possibilidade de recarregamento em casa.
O conceito de e-bikes a hidrogénio está longe de ser novo. A grande novidade é o gerador de hidrogénio compacto, que funciona a energia solar e permite fazer o recarregamento (ou reabastecimento) em casa.
O aparelho é capaz de produzir 20 gramas de hidrogénio a partir de 200 mililitros de água purificada, demorando cerca de cinco horas. Depois, armazena-o numa garrafa que é montada no quadro da e-bike – equipada com uma célula de combustível de 550 watt.
A autonomia ronda os 60 km por garrafa e, quando uma estiver esgotada, é só trocar por outra carregada de hidrogénio – num processo fácil e que dura apenas dez segundos.
Para além da possibilidade da produção em casa, a HydroRide tem planos para desenvolver uma rede de estações de troca, em que é possível depositar as garrafas gastas e trocá-las por novas a caminho.
As inovações em mobilidade sustentável não param de surgir. O hidrogénio é uma das possíveis soluções também para as motos, como demonstrou recentemente a Kawasaki com o seu protótipo a hidrogénio baseado na H2. A produção caseira do combustível poderá ser uma ideia para massificar esta fonte renovável.