A Kawasaki parece estar a seguir os passos da Suzuki e a desenvolver uma moto de cross elétrica. Um recente depósito de patente revela que a marca japonesa está a trabalhar num novo modelo elétrico com capacidades off-road.
O destaque desta patente é a possibilidade de remoção das baterias. Estas podem ser carregadas separadamente, permitindo aos utilizadores adquirir baterias adicionais para trocas rápidas. Este sistema é semelhante ao que está a ser desenvolvido por um consórcio que inclui marcas como Yamaha, Honda, Suzuki e até mesmo CFMoto.
A patente da Kawasaki refere ainda a um sistema de gestão de baterias que garante um fluxo de corrente otimizado, protegendo os componentes elétricos.
Embora os desenhos da patente se foquem nos componentes internos da moto, é possível que a Kawasaki esteja a pensar num modelo baseado numa das suas existentes motos de enduro ou dual-sport. A marca já tem dois modelos elétricos de estrada, a Ninja e a Z E-1, pelo que esta nova patente sugere uma moto totalmente nova.
Este desenvolvimento é mais um sinal do crescente interesse das grandes marcas de motociclos na eletrificação dos seus modelos, especialmente no segmento off-road.
Assim, a questão que fica no ar é: poderá a fabricante japonesa estar a preparar uma revolução no mundo das motos elétricas?