Apesar do nome nineT, esta é uma moto nova. São poucos os componentes que restam da versão anterior. O que mantém da outra versão é acima de tudo a simplicidade. Esta é uma moto em que é suposto ser só chegar e andar. Com estilo, muito estilo.
À primeira vista parece ser uma moto básica, que em termos de utilização é, mas esta nineT está cheia de detalhes deliciosos onde não faltam pormenores de qualidade. Esta é uma moto que se enquadra na categoria das roadsters clássicas que se conduz com grande precisão. E é uma moto que literalmente nos faz sentir coisas. A primeira é um abano lateral ao ligá-la, e que é tão característico deste modelo. Depois, o binário é qualquer coisa de espetacular. Dá prazer acelerar, dá prazer sentir toda esta potência. Mas apesar de ser o que mais se sente, os trunfos desta nova versão são outros.
MODERNIDADE
Se por um lado este tipo de motos é para os puristas, a BMW está de olho nos novos puristas, novas gerações que adoram ter opções de customização. Ou seja, a versão base vem mais simples e as possibilidades de customização são agora muitas mais. É agora possível adicionar conetividade com o telemóvel, ‘hill start’, cruise control, punhos aquecidos, ‘shift assist’ bidirecional, entre muitas outras opções disponibilizadas pela marca.
Segundo a diretora de produto Carina Höfler, estavam limitados pelo quadro, e agora o layout novo do quadro permite ter bastantes mais customizações. E até melhorias, como por exemplo o facto de agora a caixa de ar estar debaixo do assento enquanto se mantêm as linhas puras e limpas da gama, e claro, conjugadas com o espetacular motor boxer. O modelo está disponível em três cores e é disponibilizado um kit de malas com um aspeto retro que dá vontade de nunca as tirar da moto, tal é o aspeto que dão ao modelo. E ao vivo ainda são mais bonitas.
Em termos de eletrónica, existem três modos de condução muito úteis, especialmente o modo ‘Rain’ que faz com que os cavalos selvagens deste modelo fiquem domados, o acelerador fica mais gentil e o controlo de tração atua antes e mais conservador que no modo normal ou ‘Road’. Neste modo o acelerador fica com uma afinação equilibrada, e o travão motor pronto para terrenos secos e com tração. O modo ‘Dynamic’ como o nome sugere é o mais desportivo de todos e a aceleração fica mais agressiva e desportiva e as ajudas ficam pouquíssimo interventivas. E são três modos que realmente mudam o comportamento da moto.
MOTOR E PERFORMANCE
Este é um motor de 1.170 cc refrigerado a ar e óleo, que tem um pico máximo de 109 cavalos que agora chegam 205 rpm mais cedo, às 7.000 rpm, e o seu pico de binário é de 115 Nm às 6.500rpm. Este é um motor DOHC com quatro válvulas por cilindro e mostra ao mundo que mesmo com as restrições do Euro5+ é possível fazer um motor refrigerado a ar que passa todos os testes regulamentos.
Em andamento, o carácter desta moto continua a mostrar-se, sendo o binário e a manobrabilidade alguns dos seus trunfos, enquanto a caixa é suave de acordo com os novos standards. O motor tem sempre potência disponível e a maneira como afinaram as curvas de potência nos três modos é espetacular e característico da BMW. Se há coisa que esta moto não é, é aborrecida.
VEREDICTO
Este não é um estilo que agrada a todos, isso é certo. Mas na categoria das motos clássicas-retro-‘fixe’ é uma moto com autenticidade, onde o valor está no conforto e num poderosíssimo motor boxer, pelo que esta Nine T pode ser exatamente o que muitos procuram.
O seu conforto e ergonomia andam de mãos dadas e apesar de não ser barata, é uma moto exclusiva que vale cada cêntimo. Confortável, estilosa precisa e muito prazerosa de ser conduzida. Em andamento não há nada que possa apontar como menos bom. É realmente espetacular e dá muito prazer de conduzi-la.
Resumindo, é um mundo novo para os novos “petrolheads”, e conduz-se com uma grande precisão!
BMW R12 NINET
MOTOR dois cilindros boxer, DOHC, refrigeração ar/óleo
CILINDRADA 1.170 cc
POTÊNCIA 109 cv (80 kw) @7.000 rpm
BINÁRIO 115 Nm @6.500 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 16 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha invertida de 45mm, curso de 120 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor, curso de 120 mm
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 310 mm, pinças radiais de 4 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 265 mm, pinça de 2 êmbolos
PNEU DIANTEIRO 120/70ZR17
PNEU TRASEIRO 180/55ZR17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.511 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
PESO 220 kg (a cheio)
P.V.P. desde 18.815 €