À nona etapa, Jacopo Cerutti voltou a vencer na Africa Eco Race. Depois de os pilotos da Yamaha terem sido os mais fortes nos últimos dias, esta quinta-feira o homem da Aprilia Racing GCorse respondeu para cimentar a liderança na geral.
O italiano gastou 4h27m14s para completar os 363,32km de setor seletivo com início e fim em Amodjar. Com isso, superou Pol Tarres (Yamaha Ténéré World Raid Team) por 2m05s, enquanto o terceiro foi Alessandro Botturi (Yamaha Ténéré World Raid Team) a 04m01s – incluindo uma penalização de seis segundos. O lote dos cinco mais velozes foi completado pelo medalhado Olímpico Marco Aurelio Fontana (Honda Genuine Oil) e Marco Menichini (Solarys Racing/Husqvarna).
Quanto à classificação geral, Cerutti alargou o seu avanço e está agora 7m04s na frente de Botturi quando faltam apenas três etapas para o fim. O top cinco permanece inalterado, seguindo-se Tarres a 24m27s. Já a mais de três horas de distância, Giovanni Gritti (RSMoto Racing Team Honda Oil) é quarto e Alexander Vaudan (Casteu Trophy/KTM) segue em quinto.
Top dez da Etapa 9: