No próximo fim de semana, o Mundial de Superbike ruma a Donington Park, mas o transporte para a ronda britânica da temporada está a enfrentar grandes desafios no Porto de Calais.
De acordo com o site GPOne.com, cerca de metade das equipas ficaram presas durante alguns dias. Tudo devido a uma questão de documentação alfandegária. Como o Reino Unido já não faz parte da União Europeia, é obrigatório preencher e entregar o Carnet ATA (passaporte de mercadorias) listando tudo o que está a ser transportado.
O documento é emitido pela Câmara de Comércio e tem como intuito facilitar a exportação e importação temporária de mercadorias. O selo era responsabilidade do Porto de Calais até há alguns meses, mas as regras mudaram devido ao aumento de fluxos, tendo agora de ser emitido pelo país de origem das mercadorias. Para além disso, Calais recusou selos de todos os bens vindos da UE, e na chegada ao porto as equipas do WSBK depararam-se com estes problemas.
Algumas delas estiveram retidas durante alguns dias e outras até tiveram de voltar a Itália, mas também há quem tenha desistido de transportar o material em causa, como a Kawasaki Puccetti – que não poderá contar com as suas instalações de hospitalidade em Donington Park devido à viagem longa que teria sido necessária para voltar a Itália e viajar de volta. A Team GoEleven conseguiu resolver o impasse graças à família do proprietário que fez a deslocação necessária para entregar os documentos.