QJ Motor, ouvimos falar muito deste fabricante chinês, mas caso o nome não seja familiar a ninguém, apresentamos-lhe um pequeno historial.
Fundada em 1985, a Qianjiang Motorcycle é uma grande empresa chinesa, proprietária da QJ Motor, situada a cerca de 480 km de Xangai. Com uma força de trabalho de 14.000 pessoas, a empresa destaca-se como um colosso no sector, produzindo anualmente mais de 1.200.000 (números estratosféricos) veículos de duas rodas e mais de 2 milhões de motores. A fábrica ocupa uma área de 670.000 metros quadrados e está equipada com sofisticadas máquinas CNC para maquinação de precisão. Na montagem, são utilizados componentes importados da Alemanha, Itália e EUA, o que confere aos produtos um bom padrão de qualidade. A Qianjiang Motorcycle é uma parte integrante do Grupo Geely.
A gama 2024
O construtor está pronto para enfrentar 2024 com uma gama completa de produtos, nada menos que 22 modelos. Começando pelos veículos de 125 cc, adequados para condutores com carta A1 e B, até aos de 800 cc, também concebidos para utilização em Aventura. A oferta é extensa: Enduro, naked e custom, respondendo assim às necessidades de um grande segmento do mercado.
A QJ Motor tem no seu ADN o compromisso de produzir motos com elevado conteúdo tecnológico e qualitativo: por esta razão, cada produto QJ Motor é concebido tendo em mente a máxima eficiência possível, a segurança do condutor, o design refinado e a simplicidade na utilização diária. A empresa declara que o objetivo para 2024 é oferecer uma nova experiência de condução para os entusiastas de motos de todas as idades, começando com o jovem “Independente” e terminando com o motociclista “maduro” a longo prazo.
Enduro/Touring
A QJ Motor oferece uma grande variedade de produtos, incluindo modelos de média e alta cilindrada.
A QJ Motor SRT 800 e SRT 800 X são duas versões que diferem principalmente no tamanho da roda dianteira, 19 polegadas para a SRT 800 X e 17 polegadas para a SRT 800, a partir desta caraterística podemos ver o comportamento diferente das duas motos. Equipadas com uma forquilha telescópica invertida e um sistema de travões Brembo, as duas 800 oferecem uma boa sensação de condução.
O motor é um bicilíndrico em linha de 754 cc capaz de produzir 76 cavalos (56 kW) às 9.000 rpm e 67 Nm de binário máximo às 6.500 rpm. Para além do ABS, não existem ajudas à condução, mas não há necessidade de as utilizar.
A gama Enduro/Touring da QJ Motor não termina com a 800, para 2024 temos a SRT 700 no catálogo, que também encontramos numa versão X. Em 2021, falámos sobre isso quando a SRT 700 foi apresentada na China. O bicilíndrico entrega 75 cv, apenas dois a menos que sua prima 750, que já equipa o QJ Motor 750 na China.
Já passaram dois anos desde que a QJMotor SVT 650X foi apresentada na EICMA 2022, que se caracteriza por uma aparência pessoal e certamente reconhecível.
Em termos técnicos, a moto de aventura chinesa distingue-se por um novo motor bicilíndrico de 645 cc com quatro válvulas por cilindro. Esta unidade de potência é capaz de fornecer 76 cavalos de potência às 9000 rpm e 65 Nm de binário às 8000 rpm. Isto representa um avanço significativo em relação à norma, considerando que a maioria dos concorrentes, incluindo as outras motos de enduro/crossover da QJ, são baseadas em motores de dois cilindros.
Naked
A gama naked da QJ Motor é composta por nada menos que cinco modelos, desde a pequena 125 até ao modelo de média cilindrada 700.
O motor da SRK 700 é um bicilíndrico em linha a quatro tempos, com uma cilindrada de 698 cc e homologação Euro5. É capaz de desenvolver uma potência máxima de 73,4 cv (54 kW) e um binário máximo de 67 Nm. Devido a esta potência, a SRK 700 pode atingir velocidades de até 180 km/h, de acordo com os dados fornecidos pela QJ Motor. No que respeita ao quadro, encontramos um forte quadro em treliça de aço e liga metálica, ao qual se junta uma forquilha invertida e um amortecedor com pré-carga ajustável. A balança pára nos 196 kg, incluindo o depósito de combustível de 15 litros.
A QJ Motor pensou também nos condutores com carta de condução A2. A SRK 400 é a proposta para quem se aproxima pela primeira vez do mundo das duas rodas ou para quem pretende uma moto simples e pouco exigente.
Na naked 400, a atenção é imediatamente atraída pela traseira curta e pelo assento elevado, elementos que conduzem o olhar para o grande depósito de combustível e para o farol particularmente baixo. O quadro em treliça e as linhas agressivas são os elementos distintivos que, mesmo antes de subir para o assento, revelam as intenções dos engenheiros da QJ Motor: a criação de uma moto desportiva naked que combina segurança e diversão, revelando-se eficaz tanto no trânsito da cidade como em percursos não citadinos. O motor desenvolve 45 cv (33 kW) às 9.500 rpm e 37 Nm de binário às 7.000 rpm.
A oferta da QJ Motor é completada com a SRK 550, a SRV 550 e a SRK 125 S
Custom
Na extensa gama da QJ Motor, a empresa encontrou também um espaço para as motos custom: a SRV. Para esta categoria de motos, a empresa oferece três motores, 125, 300 e 600.
Testámos a SRV 300 e gostámos da sua simplicidade. Com um depósito, linhas “low-rider” e referências claras às icónicas motos americanas de dois cilindros que fizeram história, a série SRV foi concebida para os entusiastas da condução descontraída. Esta gama foi concebida para quem procura uma moto confortável e versátil com personalidade. A SRV 300 está equipada com um motor bicilindrico Euro 5 de 296 cc que debita 37 CV (22,6 kW) de potência às 9.000 rpm e 26 Nm de binário máximo às 7.000 rpm.
A gama personalizada é completada pela irmã mais nova, a SRV 125, e pela sua irmã mais velha, a SRV 600 V.
Para mais informações pode consultar o site oficial da QJMotor.