À oitava ronda, segunda vitória de Fermín Aldeguer na temporada de 2024 do Mundial de Moto2. O futuro piloto Ducati no MotoGP esteve consistentemente no top quatro da corrida deste domingo em Sachsenring, acabando por impôr o seu ritmo para escapar na liderança nas últimas voltas e assim obter o triunfo.
Bom arranque de Jake Dixon (CFMoto Polarcube Aspar/Kalex) para assumir a liderança na frente de Celestino Vietti (Red Bull KTM Ajo/Kalex) que tinha arrancado da pole position. Aldeguer (MB Conveyors SpeedUp/Boscoscuro) era terceiro, mas ainda na primeira volta existiram mudanças consideráveis.
Depois do bom começo, Dixon perdeu três lugares ainda na primeira volta. Vietti assumiu a liderança, Tony Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex) chegou a segundo, Aldeguer continuava em terceiro e Dixon era quarto. Na segunda volta, Aldeguer ultrapassou Vietti e Arbolino para chegar pela primeira vez à liderança da corrida.
DIVEBOMB 💣@Aldeguer54 now takes the lead 🔝#GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/4RFUn4Rrg7
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) July 7, 2024
Senna Agius (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Kalex) ultrapassou Dixon e também se juntou à luta pelos lugares de pódio, enquanto na sétima volta Arbolino voltou ao topo da corrida. Na frente, Aldeguer continuou no encalço de Arbolino e recuperou o comando na volta 11.
Mas as trocas de posição continuaram, com um grupo alargado a ter ambições legítimas de vencer. A 14 voltas do fim, Vietti era de novo o líder, mas na reta da meta seguinte Arbolino voltou a ultrapassá-lo. E, uma volta depois, Aldeguer ficou em segundo lugar por troca com Vietti.
WHAT HAPPENED THERE 🔄
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) July 7, 2024
After all that, Vietti goes from P3 to P1 and @Aldeguer54 the other way round 🤯#GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/dpV4Wg6LnJ
A dez voltas do fim, Aldeguer tinha voltado ao topo da classificação. Na volta 18, o italiano cometeu um erro que o atirou para a quinta posição. Na frente, Aldeguer conseguiu finalmente descolar, obtendo mais de um segundo de avanço.
Assim, a luta mais intensa passou a ser pelo segundo lugar, que a cinco voltas do fim estava na posse de Dixon, com Vietti em terceiro. Mas existiam mais pilotos que vislumbravam a oportunidade de chegar ao top três. Um deles foi Diogo Moreira (Italtrans Racing Team/Kalex), que na fase final fez uma recuperação importante.
No fim, Aldeguer consumou a vitória, enquanto Dixon segurou o segundo lugar ficando a 2,159s do vencedor. Ai Ogura (MT Helmets-MSi/Boscoscuro) ficou no lugar mais baixo do pódio, levando a melhor de uma luta intensa em que Moreira teve de se contentar com o quarto posto. Vietti fechou o top cinco na frente de Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia/Kalex) e do líder do campeonato, Sergio García (MT Helmets-MSi/Boscoscuro).