Um dos aspectos mais importantes no atual MotoGP é o timing e a ‘intensidade’ da travagem. Marco Bezzecchi destacou-se e o terceiro lugar no campeonato mostra isso mesmo, com o italiano a revelar um dos seus principais segredos, bem como um piloto muito específico que o tem ajudado muito nos últimos anos, mas não só.
O piloto da Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team falou com Manuel Pecino, citado no website Motosan, sobre a forma como melhorou a sua travagem, contando com a ajuda de ninguém menos que… Pecco Bagnaia: ‘Tornei-me bom na travagem e segui muitas indicações do Bagnaia nos últimos dois anos e meio para tentar aprender a explorar a moto na travagem, porque a nossa Ducati é muito forte aí e por isso consegui melhorar, este é talvez um ponto que é muito bom’.
Como a Ducati partilha os dados, Bezzecchi teve a oportunidade de ver também o que Jorge Martín fez: ‘No final, digamos que ele sempre foi o mais forte nesse aspeto da pilotagem e deu-nos uma boa ajuda, obviamente, mas ao mesmo tempo, quando tem dificuldades, ou de qualquer forma, sabe, numa volta ou numa corrida podemos sempre melhorar’.
Há sempre margem para melhorar, acredita o #72: ‘Mesmo quando se ganha, é sempre possível fazer melhor. Por isso, ao mesmo tempo, acho que o Pecco também aprendeu alguma coisa com todos os pilotos da Ducati, mas é óbvio que ele foi sempre o mais forte quando se trata de travagem e agora continua a ser muito forte. Mas, por vezes, também há alguém que o engana’.