Após uma estadia na categoria rainha que durou nove temporadas, nas quais passou pela Suzuki, Honda, Aprilia e Ducati. Antes do MotoGP, Álvaro Bautista foi campeão do mundo nas antigas 125cc com a Aprilia em 2006 e vice-campeão mundial nas 250cc. Atualmente, o espanhol é o bicampeão em título no mundial de Superbikes.
O experiente atleta fez uma comparação entre as duas categorias de motociclismo.
‘Antes, tinhas mais opções para controlar a moto. Agora é mais difícil por causa da aerodinâmica, requer mudanças no estilo de condução. As motos são mais aparatosas em relação aos movimentos. Se não sabes utilizar a aerodinâmica, estás perdido. Gostava mais quando se podia controlar melhor a situação’, descreveu Bautista, em entrevista ao site Motorsport-total.com, citada pelo Motosan.
‘No WSBK é possível controlar a moto com a parte traseira, existe uma boa tração. No MotoGP, quando se perde a tração com o pneu traseiro, não se consegue recuperar. O MotoGP tem mais potência por baixo, mas é preciso ter cuidado com o acelerador. Aqui, os pilotos conduzem ao mais alto nível, sobre isso não há dúvidas. Agora, os pilotos estão muito mais próximos, as motos estão muito mais juntas. Há um nível muito alto no MotoGP’, finalizou o piloto de 39 anos.