Vamos começar pelo nome… enganador. V5? Não, garantidamente! Em vez disso, ambas estas motos são V-twins bastante pequenas. Conforme indicam as designações YY400-9 e YY250-9, há uma versão de 400cc e outra de 250cc disponíveis. Não está claro o que o 9 significa, mas como já mencionámos, também não é um V-5. Parece que nem tudo tem necessariamente um significado evidente. Será apenas a nona moto da linha? Talvez esteja a pensar demais nisso, desculpe.
Que tipo de potência produzem estes pequenos V-twins? Se as especificações da Jonway forem precisas, a VV400-9 gera cerca de 38,2 cv às 9.000 rotações por minuto, além de 27,94 Nm de torque às 7.000 RPM.
Se escolher a VV250-9, ela supostamente produz cerca de 24,8 cv de potência às 8.500 RPM e 27,94 Nm de torque ligeiramente mais abaixo na faixa de rotações, às 6.500 RPM.
Como muitos modelos novos em 2024, estas últimas propostas da Jonway incluem elementos retro e conveniências modernas. A iluminação é totalmente em LED, por exemplo. Tem travões de disco à frente e atrás, assim como ABS. A alimentação é por injeção de combustível. Vem com um par de rodas de 16 polegadas, uma capacidade de combustível de 18 litros, uma caixa de seis velocidades e transmissão final por correia Gates. Ambas também são refrigeradas a água, em vez de ar.
A velocidade máxima declarada é de 140 km/h. O peso em ordem de marcha é de 209 kg.
Esta moto claramente se inspirou, como de costume, nos estilos da Harley e da Indian. Está claramente direcionada para um estilo mais “grand American touring”, com malas laterais rígidas, um top case com encosto e uma grande carenagem frontal para oferecer alguma proteção contra o vento tanto ao condutor como ao passageiro.
Imagens: rideapart.com
A carenagem frontal lembra ligeiramente uma Indian Chieftain, se fecharmos os olhos. Curiosamente, os espelhos redondos em preto e alumínio escovado nas extremidades do guiador parecem ter sido retirados diretamente do catálogo da Triumph, em vez dos espelhos normalmente encontrados nas Harley ou Indian. Temos que manter todos a adivinhar, certo?
Também vale mencionar que tanto o condutor quanto o passageiro das duas motos V-5 têm estribos normais, não plataformas.
Não podemos avaliar a qualidade de construção, já que não tivemos a oportunidade de experimentar uma. A Jonway vende motos na China e em vários mercados europeus. Nos EUA, é importante mencionar que houve um julgamento da Agência de Proteção Ambiental dos EUA contra o distribuidor da Jonway nos EUA e os fabricantes na China em 2014. Constatou-se que os veículos Jonway (tanto motos como ATVs) importados para os EUA violavam o Clean Air Act, e que mais de 11.000 desses veículos tinham sido importados e vendidos antes do julgamento.
Imagens: rideapart.com