Os motores de combustão têm mantido a mesma operação desde a sua invenção, exceto pelo motor rotativo. Desenvolvido por um alemão e aperfeiçoado por um polaco, o motor rotativo prometia ser pequeno, leve e de alta rotação, mas revelou-se difícil de afinar, complicado de manter e consumia muito combustível e óleo, levando ao seu abandono por quase todos, exceto Mazda e Suzuki.
A combinação de um motor de pistão com um motor rotativo levou ao desenvolvimento do motor Avadi. Funciona como um motor de pistão normal, mas em vez de ligar a um veio de manivelas, liga-se a uma engrenagem planetária que roda um eixo, como um motor rotativo, enviando potência para fora. Um protótipo de 250cc produz 15,8 cv e 30nm de torque a 3.500 rpm, pesando apenas 10,4 kg, comparado ao Honda GX240 que pesa 35 kg e produz 8 cv.
Desde a sua apresentação em 2022, a Avadi enfrentou turbulências internas, mas o CEO Landon Wilkinson afirmou que o redesenho do motor está a avançar bem, com testes de funcionamento esperados em breve.
Com a proibição crescente de motores de combustão devido às suas emissões, novas tecnologias como a da Avadi podem ser a salvação, especialmente com os e-combustíveis a ganharem destaque e os veículos elétricos a perderem popularidade. O motor Avadi pode ser essa solução, desde que funcione.