Fabio Quartararo não foi além do 12.º lugar no GP dos Países Baixos de MotoGP. O piloto da Monster Energy Yamaha não conseguiu fazer progressos significativos na corrida de ontem em Assen, que não foi nada fácil para si.
El Diablo admitiu que o resultado ficou aquém das expectativas, tendo muitas dificuldades com a falta de aderência: ‘Esperava um pouco melhor, em especial nas primeiras voltas com o [pneu] macio. A aderência foi totalmente má para nós; pudemos ver também com o Álex [Rins] com o médio na primeira curva que, claramente para nós, a aderência não foi tão boa. Durante toda a corrida, a aderência foi muito menor do que esperávamos e não consegui realmente atacar. Depois, no final eu estava a sentir-me talvez um bocado melhor a partir do meio da corrida, mas o ritmo já era demasiado lento’.
Questionado sobre se a causa do rendimento tão abaixo do esperado já é de algum modo conhecida, Quartararo negou: ‘Não. Neste momento não há explicação, porque quando vemos os tempos de volta dos primeiros classificados, não há realmente um problema de aderência. Neste momento não temos uma explicação do por que é que fomos assim tão lentos na corrida. Mas teremos de analisar, tentar obter o máximo de dados possível, e tentar melhorar’.
O campeão do mundo de 2021 disse depois: ‘Claramente ainda estamos muito longe, comparando com nós mesmos falta-nos muito. Parece que também com o pneu novo, eles tiveram o composto novo e conseguiram melhorar muito, mas para nós não é diferente. Portanto, temos de compreender por que é que a aderência da nossa moto ainda é muito, muito baixa em todas as condições’.
Quanto à influência dos pneus novos introduzidos este ano no desempenho geral, Quartararo explicou que, apesar de fazer a diferença para outros fabricantes, o mesmo não acontece com a Yamaha: ‘Pelo menos para nós, não mudou para a Yamaha. Mas vendo os tempos de volta de todas as qualificações e todas as corridas, são muito mais velozes em todo o lado, e isto é algo que não entendemos, e não sabemos por que é que não temos este benefício’.