Alessandro Zaccone obteve esta sexta-feira a pole position para as duas corridas do GP dos Países Baixos de MotoE, com uma nova volta recorde em Assen. É a segunda ronda consecutiva em que o italiano conseguiu a melhor posição de arranque.
Na Q1, dez pilotos lutaram pelas últimas duas vagas na Q2, de modo a juntarem-se aos oito pilotos apurados diretamente pela classificação combinada dos dois treinos.
Após as primeiras voltas lançadas, Kevin Zannoni (Openbank Aspar) estava na liderança, perdendo-a depois para Óscar Gutiérrez (Axxis-MSi)… antes de a recuperar com a sua segunda volta. O italiano não foi ultrapassado até ao fim, mas Gutiérrez perdeu o segundo lugar para Lukas Tulovic (Dynavolt Intact GP) e falhou a Q2 por apenas 0,056s.
Eric Granado (LCR E-Team) liderou os primeiros minutos da Q2, até ser ultrapassado por Jordi Torres (Openbank Aspar) que no segundo treino tinha estabelecido uma nova volta recorde do circuito. Depois, foi Zannoni a passar pelo topo.
No entanto, o italiano teve a melhor marca durante menos de um segundo: logo a seguir, Héctor Garzó (Dynavolt Intact GP) superou-o e este, por seu turno, foi batido por Zaccone.
O piloto da Tech3 E-Racing fez uma nova volta recorde em 1m39,444s que ninguém conseguiu superar até ao fim, garantindo assim a pole position. Garzó ficou em segundo a 0,338s, com Zannoni em terceiro a completar a primeira fila da grelha. Torres arrancará de quarto, ao passo que mais abaixo o líder do campeonato, Mattia Casadei (LCR E-Team) partirá de nono.
Resultados:
Two #MotoE pole positions on the bounce for @AleZacc61 😎@hector_garzo and @Kevin_Zannoni complete the front row 🔥#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/j5b4PemTMb
— MotoE™ (@MotoEofficial) June 28, 2024