Iván Ortolá foi o mais veloz do treino livre do GP dos Países Baixos de Moto3, que se realizou esta manhã em Assen. De facto, a MT Helmets-MSi impôs-se à concorrência com uma dobradinha ao ter Ryusei Yamanaka em segundo.
O líder do campeonato, David Alonso (CFMoto Gaviota Aspar) foi o primeiro a completar uma volta lançada, mas quando a generalidade dos pilotos tinham tempos válidos era David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) no topo. Alonso voltou ao primeiro posto durante alguns instantes, mas foi logo batido por Adrián Fernández (Leopard Racing/Honda).
As melhorias sucediam-se, assim como as trocas de líder, com vários pilotos a passarem pela primeira posição. Com 13 minutos decorridos, Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) realizou uma volta que lhe permitiu ficar na liderança durante mais de 11 minutos… até ser batido por Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM).
O espanhol foi depois destronado da liderança pelo colega Yamanaka, mas recuperou-a com um novo recorde do circuito: 1m40,610s. O japonês não foi capaz de responder, ficando em segundo a 0,091s.
Fernández ficou em terceiro, seguindo-se Alonso. O top cinco foi completado por Jose Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo), sendo Scott Ogden (MLav Racing/Honda) o sexto classificado.
Tempos:
A record-breaking #Moto3 session on Friday morning at the Cathedral 🔥
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 28, 2024
It's an @MthelmetsMSi 1-2 ahead of @31AdriFernandez and Championship leader Alonso ⚡️#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/h000HFhYyZ