• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Junho 10, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home noticias-de-motos

SHAD e Yamaha apresentam primeira mala lateral keyless por indução: um salto tecnológico com sotaque português

by Carl Harrison
Junho 10, 2025
in noticias-de-motos
0 0
0
SHAD e Yamaha apresentam primeira mala lateral keyless por indução: um salto tecnológico com sotaque português

Screenshot

0
SHARES
1
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A revolução pode muito bem começar por uma mala. Foi isso que demonstrou a NAD – empresa-mãe da SHAD – ao apresentar, em colaboração com a Yamaha, a primeira mala lateral para motos com sistema keyless por indução do mundo. O anúncio, feito em Oliveira de Azeméis, marca não apenas um feito técnico, mas também uma declaração clara de intenções: o futuro dos acessórios para motos será mais simples, mais inteligente e, acima de tudo, mais fiável.


Da ideia ao asfalto: como tudo começou

Esta inovação estreia-se oficialmente na nova Yamaha Tracer 9 GT, modelo escolhido para mostrar ao mundo uma funcionalidade que promete facilitar a vida dos motociclistas – tanto os de domingo como os que enfrentam quilómetros diários de estrada.

RelatedPosts

Yamaha comemora 70 anos em Portugal com três paragens, muitas emoções e cheiro a borracha queimada

Uma Yamaha OW-01 nova… ainda na caixa. E vai a leilão

F.C.C. TSR Honda France conquista as 8 Horas de Spa e quebra jejum de vitórias

Ao contrário dos sistemas keyless convencionais, que dependem de cabos ou superconectores para ligar a unidade de controlo da moto à mala, esta nova solução utiliza tecnologia WPT (Wireless Power Transfer). Traduzindo: duas placas, uma emissora e outra recetora, comunicam por proximidade e transferem energia sem contacto físico.


Mais fiável, mais prática, mais… limpa

Com a eliminação de cablagens e conectores metálicos, desaparecem também problemas típicos como falsos contactos provocados por humidade, sujidade ou desgaste mecânico. Além disso, montar ou remover as malas torna-se significativamente mais simples – uma vantagem que quem já lutou com fios atrás de carenagens certamente saberá apreciar.

A energia transferida sem fios permite funções como abertura e fecho da mala, luz interior de cortesia e até uma porta USB de carregamento. E, em caso de distração, a tecnologia dá uma ajuda: se a moto arrancar com as malas mal fechadas, o sistema envia um sinal que as fecha automaticamente ao atingir os 10 km/h.


Um emparelhamento quase instantâneo

O maior desafio técnico? Reduzir o tempo de emparelhamento entre emissor e recetor. O sistema, que inicialmente levava cerca de cinco segundos a estabelecer ligação, foi otimizado com um novo software, permitindo uma resposta em apenas 0,6 segundos. Um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença na experiência de utilização.


Quatro anos, milhares de quilómetros e um novo padrão de mercado

O desenvolvimento deste sistema envolveu uma equipa multidisciplinar de engenheiros mecânicos e eletrónicos, que investiram cerca de 4.000 horas de trabalho e percorreram mais de 10.000 km em testes. Todos os componentes foram certificados internacionalmente, assegurando a sua viabilidade industrial e comercial.

A NAD reforça assim o seu posicionamento como uma referência global na eletrónica aplicada a malas de motociclos, e promete continuar a inovar com novos projetos nesta área. A partir de Portugal, o futuro do motociclismo parece um pouco mais inteligente – e decididamente mais limpo.

Related

ADVERTISEMENT

Related

Yamaha comemora 70 anos em Portugal com três paragens, muitas emoções e cheiro a borracha queimada

by Carl Harrison
Junho 10, 2025
0
Yamaha comemora 70 anos em Portugal com três paragens, muitas emoções e cheiro a borracha queimada

Sete décadas de história não se celebram todos os dias. A Yamaha Motor, marca japonesa que tem deixado a sua marca nas estradas e nos corações dos motociclistas...

Read moreDetails

Uma Yamaha OW-01 nova… ainda na caixa. E vai a leilão

by Carl Harrison
Junho 9, 2025
0
Uma Yamaha OW-01 nova… ainda na caixa. E vai a leilão

Há motos raras. Há motos icónicas. E depois há isto: uma Yamaha OW-01 absolutamente imaculada, com apenas 1,1 km... ainda fechada na sua caixa de transporte original. Para...

Read moreDetails

F.C.C. TSR Honda France conquista as 8 Horas de Spa e quebra jejum de vitórias

by Carl Harrison
Junho 9, 2025
0
F.C.C. TSR Honda France conquista as 8 Horas de Spa e quebra jejum de vitórias

A equipa F.C.C. TSR Honda France voltou aos grandes resultados no Mundial de Resistência (EWC) ao vencer, este sábado, as 8 Horas de Spa-Francorchamps, com Corentin Perolari e...

Read moreDetails

Ducati prepara embraiagem automática… e não é (só) para facilitar a vida na cidade

by Carl Harrison
Junho 9, 2025
0
Ducati prepara embraiagem automática… e não é (só) para facilitar a vida na cidade

A marca de Bolonha poderá estar prestes a redefinir aquilo que entendemos como condução desportiva com uma tecnologia que mistura o melhor de dois mundos: a comodidade da...

Read moreDetails

Scooters de roda alta: cinco razões para mudar a sua visão (e talvez de moto)

by Carl Harrison
Junho 9, 2025
0
Scooters de roda alta: cinco razões para mudar a sua visão (e talvez de moto)

Durante anos, as scooters de roda alta foram vistas com algum desdém — “não têm charme”, “são só para cidades pequenas”, “parecem inacabadas”. Mas basta olhar para propostas...

Read moreDetails

Piaggio oferece 4 anos de garantia nas scooters… mas só deste lado do Atlântico

by Carl Harrison
Junho 5, 2025
0
Piaggio oferece 4 anos de garantia nas scooters… mas só deste lado do Atlântico

De Vespa a Aprilia, as scooters ganham confiança extra — menos para os americanos, que vão ter de continuar a confiar na sorte. As garantias são aquele tipo...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
  • Português
    • Português
    • English
    • Français
    • Español
    • Italiano
    • Deutsch
    • 日本語

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.