Questa mattina, Liberty Media ha annunciato l’accordo per l’acquisto del MotoGP. Tuttavia, nulla è ancora definitivo e, in ultima analisi, l’affare potrebbe non concretizzarsi affatto. Abbiamo già spiegato tutto in questo articolo.
Nel 2006, CVC Capital Partners era proprietaria del MotoGP e acquistò la Formula 1. Avrebbe unito le categorie regine del motociclismo e dell’automobilismo sotto la sua gestione, ma le autorità antitrust europee fermarono l’affare. Nulla garantisce che, 18 anni dopo, accada la stessa cosa: Liberty Media possiede già la F1.
Il comunicato di questa mattina è stato molto chiaro: ‘Si prevede che l’acquisizione sarà completata entro la fine del 2024 ed è soggetta all’ottenimento di autorizzazioni e approvazioni da parte delle autorità antitrust e degli investimenti in varie giurisdizioni’.
Mais uma vez, pode ser travado o cenário de ter o MotoGP e a F1 debaixo do mesmo proprietário. E, sem essas autorizações, o negócio de compra do MotoGP por parte da Liberty Media pode simplesmente cair. Perder o interesse no novo investimento seria uma das vias para resolver o impasse, mas não a única.
Pode acontecer o que aconteceu com a CVC Capital Partners e a Liberty Media deixar cair o campeonato que já possui – a F1. São já sete anos a controlar o campeonato, ao longo dos quais já lucrou bastante com o seu investimento, podendo decidir que está na hora de passar o testemunho.
E o dinheiro das arábias pode muito bem seduzir o grupo americano. No ano passado especulou-se acerca de uma oferta galáctica de 20 biliões de euros por parte do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita para adquirir a F1.
Na altura, a proposta foi rejeitada e o diretor-executivo da Liberty Media, Greg Maffei, deixou claro que a F1 não estava à venda. No entanto, isso pode mudar caso exista um impedimento de explorar um novo negócio como será o MotoGP.
Como é natural, até pode haver a aprovação necessária para que a Liberty Media seja proprietária da F1 e do MotoGP simultaneamente. A CVC Capital Partners é um fundo de investimento, enquanto o grupo americano é uma empresa de media e entretenimento. Esta diferença da área de negócios de cada entidade pode mudar tudo na hora de as autoridades deliberarem sobre o negócio.