De regresso ao palco da sua primeira vitória no Moto3, David Alonso foi o mais veloz do treino livre do GP da Grã-Bretanha em Silverstone – e já com uma nova volta recorde de Silverstone batendo-a por um segundo.
O colombiano da CFMOTO Valresa Aspar foi o primeiro a completar uma volta lançada e esteve de forma constante na liderança, apesar de outros pilotos também por lá passarem – nomeadamente, Iván Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM), Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP), Ryusei Yamanaka (MT Helmets-MSi/KTM) e Ángel Piqueras (Leopard Racing/Honda).
Na sua última volta, e quando já tinha um tempo que lhe valia a liderança, Alonso melhorou para 2m09,600s estabelecendo a melhor volta de sempre do Moto3 em Silverstone. Com isso, bateu Ortolá por 0,383s.
Em terceiro ficou Suzuki já a mais de meio segundo, seguindo-se Piqueras e Yamanaka a fecharem o top cinco. Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3), terceiro no campeonato, foi o nono classificado desta sessão.
Tempos:
Più di un secondo più veloce del precedente record del giro! ⏱️#Moto3 ha davvero spazzato via la polvere stamattina! 💨#BritishGP 🇬🇧 | #MotoGP75 pic.twitter.com/ZZsRmkLKre
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) 2 agosto 2024