La MOTOROiD2 sera le thème principal de l’exposition de Yamaha au Japon Mobility Show de 2023, comme une manière d’explorer la relation entre l’homme et la machine
Yamaha a annoncé sa présence au Japon Mobility Show 2023 à Tokyo à la fin du mois, ainsi que les nouveautés qu’elle présentera.
La principale nouveauté de Yamaha au Japon Mobility Show est sans aucun doute la MOTOROiD2, qui est une évolution du concept original MOTOROiD présenté en 2017.
Yamaha a été l’un des fabricants de motos les plus impliqués dans les idées de véhicules autonomes, du Motobot basé sur la R1 aux applications les plus récentes dans les véhicules industriels avec Panasonic.
Cependant, la MOTOROiD2 est peut-être l’idée la plus avancée que Yamaha ait mise en œuvre dans une moto. Sa philosophie n’est pas celle de l’autonomie totale, mais d’une intégration de l’intelligence humaine et artificielle. Peut-être qu’un résumé de l’idée de Yamaha avec le projet est de rendre l’expérience de posséder une moto plus similaire à celle de posséder un animal.
« O MOTOROiD2 é […] um veículo para mobilidade pessoal que pode reconhecer o seu dono, levantar-se do seu suporte e mover-se ao lado do seu condutor », diz a Yamaha. Esse reconhecimento do proprietário não se limita a imagens do rosto do proprietário, mas também dos seus gestos. O conceito também tem em conta a experiência de condução, como é óbvio. A Yamaha diz que o MOTOROiD2 « também tem uma sensação distinta de vida quando alguém está a andar nas suas costas e tem uma presença mais parecida com a de um companheiro de vida ».
A MOTOROiD2 utiliza um Sistema de Controlo Ativo do Centro de Massa (AMCES) para « deteção de atitude e auto-equilíbrio », diz a Yamaha, bem como uma « estrutura Leaf » que permite que o chassis reaja complementarmente aos movimentos e entradas do condutor.
Pelas fotografias, não é difícil perceber que esta não é apenas uma moto concetual, mas que está muito longe de ter os conceitos individuais que culminam no seu design num modelo de produção, mas é uma visão interessante da (pelo menos parte da) visão da Yamaha sobre o futuro do motociclismo.