Quando nos nosos colegas japoneses da Young Machine revelam uma notícia indiscreta, vale sempre a pena reflectir. Acontece com alguma frequência que a revista Rising Sun anuncia algo novo das quatro irmãs (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha) com bastante antecedência, assim como não seria a primeira vez que certos rumores se revelam fantasiosos.
Mas gostaríamos de dizer mais algumas palavras sobre esta suposta nova Honda CB 400 para 2025, não tanto porque também poderia chegar ao nosso mercado (uma possibilidade que ainda está por provar), mas porque 2024 seria o 40º aniversário da primeira Honda CB 400 Four e… Resumindo, na nossa opinião, os aniversários importantes devem ser celebrados: a Honda concorda?
Em primeiro lugar, a notícia: como mencionamos, há vários dias que circula no Japão um boato – não confirmado de forma alguma por fontes da Honda – de que uma nova geração da Honda CB 400 está a caminho, tanto na versão naked como na carenagem e, acima de tudo, equipada com a nova E-Clutch controlada eletronicamente que vimos na EICMA 2023 nos cárteres da CB650R e CBR650R.
Isso deixa-nos, à primeira vista, um pouco perplexos: a Honda CB 400 Super Four e Super Bol d’Or foram retiradas da lista da Honda no final de 2022 porque não foi considerado necessário atualizar seu motor para os mais recentes padrões antiquados e também porque os números de vendas não eram mais o que eram antes, talvez também o resultado de preços de tabela que refletiam o refinamento da construção (havia também o sistema de temporização variável Hyper Vtec). Qual seria o objetivo de os trazer de volta alguns anos mais tarde? Será que as razões para a sua descontinuação desapareceram?
Tout est possible, aucun de nous ne peut connaître en détail les stratégies des constructeurs, d’autant plus que les Honda CB 400 ont rarement été importées ici. Cependant, au Japon, on parle d’une nouvelle génération de ces motos depuis au moins un an et, si nous ajoutons ces rumeurs à la nouvelle selon laquelle Honda Motorcycle Sales vient d’être créée à Shanghai (qui commencera à fonctionner le 1er avril 2024) dans le but de vendre des motos de moyenne et grande cylindrée en Chine, tout peut prendre une perspective différente : cela pourrait être – une condition plus qu’obligatoire – une nouvelle génération de Honda 400 destinée également à satisfaire la demande de motos de 400/500 cc sur le marché chinois?
De ce point de vue, cela aurait tout un autre sens et l’imagination pourrait aller encore plus loin, en imaginant une moto sportive à quatre cylindres qui pourrait rivaliser avec la Kawasaki ZX4-R ou la KOVE 450 RR et peut-être, qui sait, même arriver en Europe comme héritière des CBR400RR des années 90 qui ne sont jamais arrivées dans notre pays. Ce serait presque un événement unique, qui serait annoncé précisément pour le 40e anniversaire de la première apparition de la Honda CB 400 Four ! Mais il vaut mieux calmer l’enthousiasme car, comme pour toute rumeur, seul le temps dira si elle est fondée : nous verrons.