Terá sido por volta de 1990, quando um funcionário do departamento de I&D da American Honda apareceu no Cycle World Trek – um passeio anual da indústria organizado pelo departamento de publicidade da revista – a bordo de uma moto Frankenstein com algum hardware familiar. Tinha um quadro de moto todo-o-terreno XR600 que tinha sido equipado com o motor de arranque elétrico da NX650 “pré-ADV” da Honda. Depois de os colaboradores da CW a terem montado, ficaram convencidos de que não se tratava apenas de um projeto de paixão de fim de semana de um funcionário da Honda; tinham a certeza de que era nada mais nada menos do que o protótipo de um futuro modelo de produção.
Dois anos mais tarde, a Honda apresentou oficialmente a XR650L como modelo de 1993, atualmente um dos modelos mais antigos e com poucas alterações em todo o mundo do motociclismo. Trinta e um anos de produção fizeram da XR650L um anacronismo refrigerado a ar e com carburador. Para alguns, a XR-L é uma viagem nostálgica – não conseguem olhar para ela sem se lembrarem da XR600R, que obteve um sucesso improvável nas corridas pelas mãos do grande Scott Summers. Para outros, tem um apelo intemporal. Como uma moto simples, utilitária e fiável, é a moto que querem usar para dar a volta ao mundo. Quem os pode censurar? Se tiver uma avaria nas montanhas Nyainqêntanglha do Tibete, provavelmente prefere que aconteça numa XR-L que possa recuperar com um empurrão, um tubo de J-B Weld e algumas voltas numa roda de orações próxima.
La XR650L utilise un monocylindre SOHC de 644 cc refroidi par air qui a produit 34,5 ch à 6 120 tr/min et 42,5 Nm de couple à 5 320 tr/min lorsqu’il était sur le banc d’essai de la CW. Dérivé du NX650 (depuis longtemps abandonné), le moteur utilise une came différente pour augmenter le couple. Il est alimenté par un carburateur à dépression constante (CV) de 42,5 mm et a une transmission à cinq vitesses. Un système de lubrification par carter sec utilise les tubes du cadre pour stocker l’huile ; le bouchon de remplissage est situé dans la colonne vertébrale, devant le réservoir de carburant.
L’année dernière a marqué les 30 ans de production de la fidèle XR650L. Probablement, cela s’est passé avec très peu d’éclat. Tant qu’il y aura des gens qui apprécient la simplicité au détriment de l’innovation technique, la durabilité au détriment du raffinement et la fonctionnalité au détriment des détails, il y aura toujours besoin d’une moto comme la XR650L.
Jusqu’à présent, il n’y a aucune information officielle sur le retour du modèle japonais en production en Europe. Nous resterons attentifs à toutes les nouveautés.